As mudanças para o setor jurídico em 2024 são latentes e há muito para se discutir sobre esse tema no início do ano, momento em que os profissionais da advocacia, aproveitando o baixo fluxo dos andamentos processuais, renovam o planejamento e as estratégias de atuação.
Embora algumas das tendências não sejam necessariamente uma novidade para o segmento, é evidente que a necessidade de transformação é pujante, e os departamentos jurídicos e escritórios que não se adequarem, encontrarão dificuldades ainda maiores no avançar dos meses.
Por isso, em nosso primeiro artigo, daremos o devido destaque para os métodos e ferramentas que ganharão força ou estão se consolidando no mercado, independentemente do âmbito. Ficou curioso(a)? Não perca esta oportunidade e saiba mais adiante.
Veja as tendências mundiais para o setor jurídico em 2024
Apesar das peculiaridades regionais e culturais do mercado jurídico brasileiro que inviabilizam qualquer tipo de comparação sem ressalvas, existem inúmeras tendências globais que, inevitavelmente, serão percebidas em território nacional.
Entender os rumos da advocacia e da prestação de serviços jurídicos no Brasil exige um olhar cuidadoso e ao mesmo tempo abrangente sobre os acontecimentos, notícias e análises de especialistas ao redor do mundo.
Há, portanto, um consenso quanto aos pilares que sustentam as chamadas tendências do setor jurídico em 2024. Veja:
- Educação: diversos profissionais da advocacia não acompanham as inovações do setor e precisam se adequar;
- Multidisciplinaridade: atrelada ao primeiro pilar, o domínio de outras disciplinas e habilidades correlatas é fundamental, e será cada vez mais exigido por grandes departamentos jurídicos e escritórios;
- Tecnologia: a informatização do sistema de justiça, mas não somente isso, gerou a necessidade indelével de conhecimento sobre os recursos tecnológicos diretos e indiretos, além de um interesse genuíno por inovação.
Se você está mesmo pronto para as novidades e tendências do setor jurídico em 2024, tenha esses três pilares memorizados. Dessa forma, até mesmo a compreensão do restante do conteúdo será melhor.
Agora, que tal conhecermos quais são as maiores tendências para o setor jurídico em 2024? Continue a leitura e descubra.
1 – Tecnologia e Inovação no Direito
Em meados de 2020, o Gartner Group entrevistou diversos líderes jurídicos que, na época, já projetavam um crescimento exponencial em tecnologia, e acrescentam que até 2025 os departamentos jurídicos tripliquem os valores investidos em recursos tecnológicos.
Além disso, o mesmo estudo revelou que havia uma tendência em manter o coeficiente de funcionários internos trabalhando em tempo integral. Isso significa que, ao invés do aumento da equipe, criam-se novos mecanismos de trabalho para os profissionais atuais melhorarem sua produtividade e qualidade dos serviços prestados.
Em linhas gerais, isso significa automatizar tarefas repetitivas, interligar setores e sistemas para centralizar a informação, bem como aplicar métodos ou recursos que aumentem a capacidade preditiva dos advogados, afastando de uma vez por todas a postura reativa.
Em se tratando de capacidade preditiva, por exemplo, é sempre bom destacar que a jurimetria trabalhista da Data Lawyer é uma referência no mercado, em razão da acurácia de suas análises, atingindo níveis acima dos 80%. Falaremos disso mais tarde.
2 – Jurimetria e Análise de Dados
Poucos assuntos foram mais discutidos nos últimos anos do que a Jurimetria e a análise de dados. Os dois temas, diretamente relacionados, seguirão como tendência para o setor jurídico em 2024.
Aliás, para diversos escritórios de advocacia e departamentos jurídicos, Jurimetria e análise de dados não são novidades. Na maioria dos casos, os métodos já foram incorporados aos procedimentos internos a tempo suficiente de receberem os primeiros aperfeiçoamentos, o que evidentemente colocará esses profissionais em posição de vantagem perante seus adversários jurídicos.
Resumidamente, a Jurimetria é um método que consagra diferentes disciplinas, como a Estatística, o Direito e a Ciência, a fim de oferecer melhores e maiores elementos de avaliação e interpretação dos dados jurídicos.
De modo ainda mais simples, é a aplicação de estudos estatísticos no âmbito jurídico, tendo como principal fonte de avaliação os dados processuais gerados a todo momento no sistema de justiça.
Portanto, considerando que atualmente a Jurimetria é acessada por meio de soluções tecnológicas, é correto afirmar que a análise de dados, embora mais abrangente, seja o método e a Jurimetria a ferramenta pela qual se realiza os estudos.
O emprego de novos modelos de inteligência artificial, machine learning e deep learning, aliados aos demais avanços no desenvolvimento dessas ferramentas dará ainda mais robustez aos dados coletados, e por consequência às análises entregues.
Por esses e outros motivos a Jurimetria e a análise de dados figuram como uma das maiores tendências para o setor jurídico em 2024.
3 – Legal Operations
As análises mais recentes de especialistas garantem que, apesar do nome sugestivo, o Legal Operations – ou simplesmente Legal Ops – não se trata especificamente de cuidar das operações do time jurídico.
Legal Ops, em sua definição atual, está relacionado ao conceito de Eficiência Jurídica. Curiosamente, tal sistemática cuida de todas as frentes que não-jurídicas, e é considerada a porta de entrada para a inovação em escritórios e departamentos, por reunir uma série de atividades:
- Gestão de pessoas;
- Tecnologia;
- Gestão financeira e de recursos humanos;
- Inteligência de dados (Big Data no Jurídico);
- Automação;
- Dentre outros.
Contudo, apesar de não atuar diretamente no jurídico, o Legal Operations é o responsável por dar todo o suporte multidisciplinar ao time de advogados e estagiários, para que esses se dediquem exclusivamente às tarefas jurídicas complexas.
Seja com a contratação de profissionais para compor o seu departamento jurídico e escritório ou com a terceirização das atividades de Legal Ops por meio de empresas e startups, não restam dúvidas que esse é um segmento tendência para o setor jurídico em 2024.
4 – Mudanças nas Estruturas de Trabalho
Pouco difundida no período pós-pandemia, as mudanças nas estruturas de trabalho também são tendências para o setor jurídico em 2024, de modo a permitir que todo o restante das projeções também sejam executadas com sucesso e diferenciação perante os concorrentes e adversários processuais.
Entenda com exemplos práticos do que se tratam tais mudanças:
- Trabalho remoto e flexível: com a tecnologia ocupando os diferentes espaços no mercado e no Poder Judiciário, sobretudo na facilitação da comunicação, muitos profissionais já perceberam que podem – e querem – trabalhar de qualquer lugar. O equilíbrio entre trabalho e vida pessoal;
- Gestão horizontal: esse é um modelo que cresce dentro dos departamentos jurídicos e escritórios, onde todos têm voz e autonomia, resguardada as devidas proporções de acordo com o cargo. Uma abordagem inclusiva e colaborativa que gera bons resultados;
- Tecnologia singular: o mercado de inovação está crescendo como nunca antes. O investimento em recursos e ferramentas especiais é uma tendência objetiva e evidente para o setor jurídico em 2024.
O que pegar do aprendizado de 2023?
Os últimos anos evidenciaram situações que exigiram muita resiliência e adaptação dos profissionais, sobretudo em tecnologia. Alguns desses recursos, ao longo de 2023, se provaram indispensáveis para o exercício da advocacia moderna.
Ao invés de se adaptarem rapidamente, como aconteceu anteriormente, o momento é de se preparar e sempre manter uma postura proativa frente às novidades.
O foco no cliente, na colaboração do trabalho e o domínio absoluto de habilidades paralelas são outros pontos de destaque, e os escritórios e departamentos que ainda não aplicaram melhorias nos últimos anos já estão em desvantagem.
Com a crescente demanda por serviços jurídicos personalizados e eficientes, a capacidade de entender e atender às necessidades dos clientes – internos e externos – tornou-se fundamental.
Como se preparar verdadeiramente para as tendências do setor jurídico em 2024?
Atualmente, a Data Lawyer possui o mais completo software de jurimetria do mercado, além de modelos preditivos e de inteligência artificial que, como dito anteriormente, superam os 80% de nível de acurácia.
Acesse processos em todas as regiões das justiças trabalhista e federal, em sua integralidade. Realize estudos estatísticos em interfaces gráficas que apresentam todos os indicadores pertinentes às suas pesquisas.
Conheça essas e outras funcionalidades exclusivas solicitando agora mesmo o seu período de teste grátis.