Já se foi o tempo em que os profissionais da advocacia enxergavam as disciplinas e as ciências exatas como antagônicas ao Direito. Aliás, caso você ainda pense desse modo, talvez seja o momento de rever os seus conceitos.
Isso porque, cada vez mais, os advogados aumentam seu repertório de habilidades e conhecimentos, a fim de garantir a satisfação de seus clientes e o sucesso de sua trajetória profissional. Resistir às inovações é se entregar à estagnação.
Sendo assim, a Estatística aplicada ao mundo jurídico é um dos principais exemplos recentes de inovação e supervalorização da profissão. Razão pela qual, escolhemos o tema como pauta deste artigo breve, porém enriquecedor.
Conheça em detalhes a Estatística inserida no contexto da advocacia, suas vantagens e como aplicá-la em seu escritório ou departamento jurídico. Continue a leitura e surpreenda-se!
Estatística no Direito: um aliado poderoso na tomada de decisões
Com certeza, você conhece pelo menos um cliente com perfil investidor, não é mesmo? Sabendo como agem os investidores, responda rápido: qual postura ele adoraria ao olhar os números e estatísticas de uma empresa em decadência? Isto é, os dados podem interferir em sua tomada de decisão? A resposta é óbvia.
Nesse sentido, a Estatística aplicada ao mundo jurídico tem o mesmo objetivo: fundamentar a tomada de decisões e as estratégias de atuação dos profissionais da advocacia. Um elemento complementar para as demais fontes, como a jurisprudência, a doutrina e, claro, a legislação.
Contudo, a utilização do estudo estatístico em contextos jurídicos se destaca por fornecer mecanismos especiais aos advogados, pois o levantamento de dados é capaz de avaliar fatos e informações do Poder Judiciário, conforme veremos adiante.
De maneira objetiva e simples de entender, a Estatística no Direito é definida a partir da Jurimetria, e que estudaremos a seguir com maior profundidade.
O que é Jurimetria? Como ela auxilia na tomada de decisões jurídicas?
Jurimetria é o nome dado à técnica que usa a Estatística aplicada ao mundo jurídico ao extrair informações relevantes de ações judiciais e compilar todos os dados em estudos diversos tanto para casos individuais quanto para um grupo de demandas.
A coleta de dados e a aplicação dos métodos estatísticos são alguns dos fatores que colaboram para que a tomada de decisões jurídicas seja mais segura e confiável para os advogados, uma vez que a Jurimetria é utilizada para:
- Prever tendências;
- Avaliar riscos;
- Identificar padrões.
Em se tratando de ações judiciais, não restam dúvidas que tais recursos são essenciais para a tomada de decisão, sobretudo em assuntos complexos ou conflitos de interesses que demandam ações estratégicas específicas.
Além disso, o uso da Jurimetria na tomada de decisões jurídicas reduz drasticamente a margem de erros e aumenta a eficiência dos advogados, da gestão dos processos ao estilo de defesa utilizada, priorizando a qualidade do serviço por meio da proatividade e excelência.
Modernização jurídica
com resultados concretos
Apresentamos a mais completa e inovadora ferramenta de Big Data e Jurimetria do mercado.
Veja como a análise de dados legais pode reduzir riscos
O uso da Jurimetria em escritórios de advocacia e setores jurídicos de empresas tem sido o motivo preponderante para a avaliação dos riscos que envolvem uma demanda judicial ou um grupo de ações.
Ao implementar a análise de dados legais, os advogados e gestores são surpreendidos com a criação de cenários que, embora hipotéticos, são possíveis, tendo em vista a sua origem em informações reais e extraídas dos processos judiciais.
Assim, é razoável imaginar a previsão de resultados com base em diversos fatores, como:
- O juiz responsável;
- As testemunhas arroladas;
- O objeto jurídico pleiteado;
- O histórico das partes;
- O tempo de duração do processo.
Em geral, há muitos fatores que influenciam na análise de dados legais, viabilizando a redução de riscos e a definição do planejamento do advogado ou de sua equipe. A verdade é que a Jurimetria é um universo vasto de possibilidades. Basta saber utilizá-la!
Outras vantagens da aplicação de Estatística no Direito
Até aqui, nós já repetimos exaustivamente que a Jurimetria é excelente para amparar o profissional da advocacia nos momentos em que as decisões são tomadas. Entretanto, as vantagens vão além.
Caso você já esteja convencido dos benefícios e curioso para ver como a Jurimetria funciona na prática, é possível solicitar um teste gratuito de nossa solução e avaliar de que maneira a interpretação de dados jurídicos irá elevar o nível de atuação de seu departamento ou escritório. Acesse e confira.
Contudo, caso as informações passadas não tenham sido suficientes para a sua decisão, que tal falarmos um pouco sobre os benefícios adicionais da Estatística aplicada ao mundo jurídico? Acompanhe!
A capacidade de prever cenários, identificar tendências, padrões e uniformidades do Poder Judiciário e, consequentemente, das ações judiciais são exemplos claros de melhoria na performance integral dos advogados.
Isso porque, ao melhorar a capacidade de análise preditiva e a visão analítica, o tempo desperdiçado com avaliações é bem menor. Com isso, surgem espaços na rotina de trabalho para focar em atividades que exigem o máximo de concentração e intelectualidade.
Outro ponto positivo é a significativa redução de custos, não apenas operacionais como também judiciais. Para exemplificar, com a Jurimetria é admitida a observação dos valores relacionados ao grupo de ações ou demanda judicial analisada.
A partir disso, os advogados definem se há a possibilidade de seguir com o processo ou se o acordo é o caminho financeiramente viável. Apesar de abrangente, tais benefícios são importantes para profissionais especializados em Direito Trabalhista, principalmente na defesa dos interesses das reclamadas.
Como a Jurimetria Trabalhista contribui para uma advocacia mais eficiente
Na prática e judicialmente falando, uma parcela dos impactos positivos da Jurimetria no âmbito trabalhista já foi citada. Porém, existem outras formas de visualizar a contribuição benéfica dos métodos estatísticos em escritórios e departamentos jurídicos, com destaque para os contenciosos de massa. Veja:
- A identificação de grandes volumes de processos trabalhistas com os mesmos objetos jurídicos e pedidos podem indicar erros estruturais da empresa. Isso ajuda na definição de medidas preventivas e na implementação de políticas apropriadas;
- Quando a análise de dados legais por meio da Jurimetria é realizada, os advogados reúnem elementos mais robustos para corroborar suas tratativas, oportunidades de negociação e acordos judiciais;
- O uso da Jurimetria também permite o monitoramento da performance dos advogados ao identificar quais profissionais realizam mais acordos ou quantas condenações ocorreram.
Portanto, a Estatística no Direito também é relevante para o controle e avaliação interna. Não para o microgerenciamento que, por vezes, é prejudicial ao desenvolvimento das atividades, mas tão somente para assegurar os melhores resultados da equipe jurídica.
Mitos e verdades sobre a Estatística aplicada ao mundo jurídico
Por ser um tema relativamente novo para muitos profissionais do Direito, a Jurimetria é cercada de mitos. Nesse sentido, não nos resta outra alternativa: elencamos os mitos mais comuns que envolvem o assunto, além de trazer o contraponto com fatos. Atenção!
A Jurimetria é uma técnica recente: mito! Na verdade, o estudo estatístico surgiu no final da década de 40. Todavia, a popularização atual se deu em razão das implementações tecnológicas. Caso queira saber mais sobre os detalhes históricos, nós temos um conteúdo específico. Não deixe de conferir.
Com a Jurimetria, a precisão é de 100%: mito! Apesar de eficiente e extremamente confiável, a aplicação da estatística ao contexto jurídico depende do senso crítico e conhecimento do advogado. A técnica é apenas uma ferramenta.
O advogado será substituído por uma Inteligência Artificial que faz análises jurimétricas: mito! Como dito antes, a intervenção humana é fundamental e não há nenhuma ameaça à profissão.
O Poder Judiciário já discute e aplica a Jurimetria para melhorar o sistema de justiça: verdade! O estudo estatístico para a obtenção de insights está crescendo nos órgãos de justiça e é amplamente debatido. Veja uma notícia recente do TJSC.
A Jurimetria é uma ferramenta capaz de reduzir as injustiças: verdade! Isso porque, a análise de dados legais reduz a incidência de erros e, por consequência, da “institucionalização” de injustiças.
Conheça outras vantagens e verdades sobre a Jurimetria. Entre em contato agora mesmo com um de nossos especialistas, solicite um teste grátis e entenda como a Estatística irá impactar o seu escritório ou setor jurídico.