Saiba como o uso de soluções com Inteligência Artificial estão revolucionando o mercado jurídico. Descubra quais são as principais vantagens da tecnologia e como a sua aplicação influencia os profissionais da “advocacia 4.0”. Continue a leitura e fique por dentro das novidades da Inteligência Artificial na advocacia!
Ainda não chegamos na era dos carros voadores e viagens intergalácticas, mas a tecnologia já alcançou uma das ideias mais revolucionárias da humanidade: a Inteligência Artificial (IA).
Conheça o contexto por trás desse fenômeno tecnológico e como é possível impulsionar os negócios na advocacia.
01. Preliminarmente: o que é advocacia 4.0?
02. O que é Inteligência Artificial no mundo real?
03. Inteligência artificial para advocacia: conheça todos os detalhes
04. Apresentamos a JULIE I.A.
05. Inteligência Artificial mais acessível e intuitiva
Preliminarmente: o que é advocacia 4.0?
Para que possamos adentrar no tema principal de nosso conteúdo, é necessário entendermos primeiro o que é advocacia 4.0, ainda que de maneira superficial, introdutória e conceitual. Em breve, produziremos um material exclusivo para o assunto.
Entende-se por advocacia 4.0 todo o conjunto de práticas e aplicações destinadas à modernização do setor jurídico, sobretudo nas atividades corriqueiras dos departamentos jurídicos e escritórios.
A implementação da advocacia 4.0 requer, necessariamente, recursos tecnológicos que garantam a automação de alguns procedimentos, bem como a otimização do tempo designado para operações consideradas mais simples e que dispensam grande investimento intelectual.
A dinâmica desse tipo de advocacia moderna também foca na redução de custos a curto, médio e longo prazo, além de viabilizar significativos níveis de aumento da produtividade e capacidade de avaliação preditiva e analítica nas demandas judiciais, seja por meio de estatísticas, infográficos ou demais recursos que envolvem a coleta e estruturação de dados.
Evidentemente, a advocacia 4.0 exige o emprego de recursos financeiros para a obtenção de softwares jurídicos específicos, a exemplo das plataformas de coleta de publicações judiciais, gestão de processos e até mesmo de ferramentas mais elaboradas, como as de Jurimetria e Legal Research.
Agora que você já sabe o que é advocacia 4.0, é hora de mergulhar no mundo da Inteligência Artificial para advocacia. Vamos nessa?
O que é Inteligência Artificial no mundo real?
Quem nunca assistiu a uma obra de ficção científica na qual as máquinas ganham vida? Livros, filmes, séries, desenhos… O conceito de Inteligência Artificial habita a imaginação humana há séculos. Nas últimas décadas, essa ideia abstrata tem se tornado cada vez mais concreta.
De forma objetiva, entendemos por Inteligência Artificial (IA ou, em inglês, “Artificial Intelligence” ou “AI”) todo procedimento que programa uma máquina para desempenhar tarefas com base em dados.
Esses dados, por sua vez, são provenientes de repositórios construídos com Data Science (“ciência de dados”, em português), que é o universo de técnicas utilizadas para extrair informação e inteligência a partir de dados.
Complementando, damos o nome de Machine Learning (aprendizado de máquina, em português) à utilização desses dados para “treinar” as máquinas, com base em dados anteriores, experiências passadas e o uso de outras ciências, como a Estatística.
Tentativa e erro geram o acerto: contudo, no caso das máquinas, centenas de milhares de tentativas são executadas em questão de segundos para alcançar os melhores e mais prováveis resultados.
Atualmente, a tecnologia avançou ao ponto de máquinas serem capazes de processar voz e imagens, além de texto, com a programação de Deep Learning (“aprendizado profundo”, em português).
Com toda essa tecnologia mencionada, hoje é possível achar uma “agulha no palheiro”, ou seja, com a plataforma adequada, conseguimos captar informações cada vez mais específicas em meio a grande quantidade de dados encontrados na internet. Aliás, esse processo é conhecido como Data Mining (“mineração de dados”, em português).
Modernização jurídica
com resultados concretos
Apresentamos a mais completa e inovadora ferramenta de Big Data e Jurimetria do mercado.
Inteligência artificial na advocacia: conheça todos os detalhes
Agora você se pergunta: como toda essa tecnologia pode ser aplicada na advocacia? Bem, como mencionamos acima, o primeiro ganho é em tempo. Processos que antes dependiam de muitos dias de pesquisa, agora são realizados em instantes. Mas isso é apenas o começo.
De imediato, o uso de uma solução com IA pode acelerar:
- Análise de peças processuais e documentos legais;
- Revisão e organização de documentos;
- Revisão de documentos para informações detectáveis ou relevantes;
- Pesquisa jurídica por meio de buscas automatizadas dentro de um universo de jurisprudência e doutrinas.
Acelerar e otimizar processos longos e monótonos gera um ganho imensurável na rotina de um escritório. A Inteligência Artificial para advocacia pode reduzir o estresse e a frustração do profissional.
Isso porque, com a automatização da primeira etapa de trabalho, considerada a mais pesada, massante e desafiadora, como a coleta e processamento de informações minuciosas, a prática da advocacia torna-se muito mais ágil.
Esse ganho reflete na possibilidade do profissional de se aprofundar na parte mais humana de seu trabalho: o contato com clientes, as análises criativas e intelectuais, bem como o desenvolvimento da representação legal que, com resultados concretos baseados em dados, a chance de erro ao longo dos processos é exponencialmente menor.
Apresentamos a JULIE I.A.
Com informações de Jurimetria, análise de Big Data e Deep Learning, uma solução de Inteligência Artificial aplicada à advocacia pode revolucionar o mercado jurídico. E é isso que a nossa JULIE I.A. oferece.
JULIE é a Inteligência Artificial exclusiva da Data Lawyer Insights e seu nome é um acrônimo de “Judicial Understanding and Legal Insights for Everything” (Entendimento Judicial e Insights Jurídicos para Tudo, em português).
Treinada em um Big Data de processos federais e trabalhistas – que juntos já somam mais de 35 milhões de ações em nossa base de dados – a tecnologia foi desenvolvida com foco na melhora da produtividade e demais benefícios. Conheça-os:
- Buscar por documentos que contenham a tese similar que te interessa;
- Localizar documentos como alvarás, atas de audiência, acordos, entre outros, conforme necessidade;
- Verificar o desempenho de teses no judiciário brasileiro;
- Ler e extrair partes específicas dos textos jurídicos, valores de condenação, acordo e depósitos recursais.
Inteligência Artificial mais acessível e intuitiva
Como dito anteriormente, são milhões de processos baixados, atualizados e estruturados das Justiças Federal e Trabalhista.
A plataforma Data Lawyer Insights auxilia equipes jurídicas das principais empresas e os escritórios de diversos segmentos a melhorarem sua gestão do contencioso, com a utilização de técnicas avançadas de Ciência de Dados e Inteligência Artificial.
Nosso aparato tecnológico robusto e seguro possibilita colher as mais diversas informações em menor tempo. Tudo isso a apenas alguns cliques de distância!
Acesse gratuitamente nossa plataforma durante 7 dias e descubra o poder dos dados para sua performance jurídica.