Software de Jurimetria Data Lawyer

O que é Legal Analytics e como utilizá-lo

O que é Legal Analytics e como utilizá-lo

Sumário

Alcançar uma performance jurídica estratégica, competitiva e com resultados efetivos é o desejo de todos os profissionais da advocacia. Por isso, neste breve artigo, iremos tratar do todos esses assuntos, mas sob o ponto de vista tecnológico. Isto é, entenderemos o que é Legal Analytics, suas características, benefícios e aplicabilidade.

Um tópico extremamente importante para os advogados e gestores jurídicos que pretendem dar um passo à frente em sua profissão. Preparados? Então, aproveite a leitura!

Contextualizando o Legal Analytics

Depois da pandemia de Covid-19, o espaço que a tecnologia ganhou dentro do universo jurídico aumentou drasticamente e a transformação digital é realidade para todos os profissionais do setor, ainda que em pequenas proporções.

Observamos tal afirmação com facilidade, já que quase a totalidade dos tribunais aderiu ao trabalho remoto dos servidores públicos, com audiências, sessões de julgamento e sustentações orais virtuais, além do atendimento por intermédio de e-mail ou reuniões online, incluindo o projeto do Balcão Virtual, que se tornou realidade em todo o país.

Paralelamente, a inovação tecnológica no Direito tem se expandido cada vez mais com o uso de plataformas e softwares que buscam auxiliar os advogados em seu dia a dia, com soluções práticas e confiáveis.

É nesse contexto, portanto, que o Legal Analytics se insere. Uma maneira moderna e extremamente eficaz de executar as atividades mais relevantes do segmento jurídico.

Se você tem pouca familiaridade com o tema, não se preocupe. Nós vamos te ajudar!

Veja quais são os tópicos abordados a seguir

01. O que é Legal Analytics e como funciona?

02. Quais as ferramentas do Legal Analytics?

03. Entendendo Big Data e Small Data

04. Como ter mais estratégia e resultados com Legal Analytics?

05. O impacto do Legal Analytics em 2021

06. Faça a escolha certa na sua advocacia

01. O que é Legal Analytics e como funciona?

A Jurimetria é conhecida como a aplicação dos conhecimentos da matemática estatística dentro da ciência jurídica. Sua aplicação é ampla e seus dados servem de base para o Legal Analytics, tema central deste artigo. Caso queira entender mais sobre Jurimetria, nós temos um material específico sobre o assunto. Sua leitura é essencial.

Mas afinal, o que é Legal Analytics?

Bem, é possível compreendê-lo como um mecanismo de análise de dados legais para auxiliar o plano de estratégias processuais, algo muito útil na rotina dos advogados.

Isso significa que é possível extrair e processar dados de litígios a fim de descobrir, revelar e comunicar os padrões significativos nos dados coletados. Assim, pode-se acessar informações relevantes sobre os juízes, demais advogados, partes e os próprios temas dos litígios, com a utilização de um legal analytics software e da Inteligência Artificial.

A Data Lawyer Insights, por exemplo, conta com a Julie I.A., carinhosamente e precisamente batizada para facilitar a compreensão sobre o que é Inteligência Artificial e sua importância no meio jurídico.

Julie significa “judicial understanding and legal insights for everything” (entendimento judicial e insights legais para tudo) e uma de suas grandes utilidades é ajudar na busca de documentos relevantes em processos judiciais que fazem parte do nosso extenso banco de dados.

A inteligência artificial (IA) é responsável por fazer a leitura das informações não estruturadas que estão nos processos para, a seguir, realizar sua estruturação e classificação, criando padrões, armazenando-as para os sistemas que utilizam a IA e, com a contribuição da estatística, tentando analisar e identificar padrões.

02. Quais as ferramentas de Legal Analytics?

Com as informações trazidas por meio da Jurimetria, o Legal Analytics auxilia a otimizar seu tempo, encontrando em um só lugar tudo o que precisa para ter resultados de êxito em suas demandas. Esses dados podem ser categorizados por diversos assuntos, como por exemplo, tribunal, magistrados, partes e pedidos.

Podemos dizer que o “legal analytics software” ou uma ferramenta de Legal Analytics é  um poderoso instrumento de estratégias que agrega valor à sua prática jurídica. Com a aplicação da estatística, há a possibilidade de produção de diversos tipos de:

  • Análises;
  • Relatórios;
  • Gráficos;
  • Segmentação de dados;
  • Identificação e sistematização de padrões jurídicos.

Ademais, é possível realizar buscas por duração de processos, estimar o valor médio das causas e condenações, identificar tendências nos julgamentos, conhecer a probabilidade de acordos, tempo até a prolatação de sentença ou acórdão, investigação sobre testemunhas, partes e advogados em processos judiciais, acesso aos principais documentos em processos judiciais de todo o Brasil e muito mais.

03. Entendendo Big Data e Small Data

De início, podemos compreender Big Data como um grande conjunto de dados que precisam ser estruturados, pois são bastante amplos. O seu conceito está ligado à velocidade, volume e variedade.

Isto é, velocidade de obtenção dessas informações, volume se referindo a uma gigantesca extensão de dados e variedade tratando-se de qualquer tipo, pois é possível extrair os dados mais diversos possíveis, sejam estruturados (organizados) ou não.

Small Data significa dado com menor volume e variedade. Trata-se de aplicação de filtros para selecionar as informações mais específicas e em menor quantidade, de modo que elas se tornem mais acessíveis e compreensíveis para quem fará seu uso.

O foco é buscar atender as necessidades particulares, com a vantagem de permitir decisões focadas no que os clientes mais precisam.

Tanto Big Data quanto Small Data são fontes de informações a serem extraídas, processadas e analisadas através do Legal Analytics. Com o uso do Big Data, nosso extenso banco de dados, com todo o seu volume, está a sua disposição, de forma mais generalista e sem fazer distinções, pois são disponibilizadas informações amplas considerando todos os tipos de indicadores de todos os tipos de processos, seus e de terceiros.

O Small Data, por sua vez, produz relatórios mais seletivos e restritos, delimitando as informações do seu interesse e criando grupos mais criteriosos, atendendo a sua necessidade.

Modernização jurídica
com resultados concretos

Apresentamos a mais completa e inovadora ferramenta de Big Data e Jurimetria do mercado.

04. Como obter a melhor estratégia e os melhores resultados com Legal Analytics?

A melhor parte do Legal Analytics é que, utilizado da forma correta, lhe trará resultados exponenciais para a sua prática jurídica, e isso sem precisar se preocupar com o espaço que a tecnologia ocupará no seu escritório, pois jamais te substituirá.

A tecnologia utilizada, serve como suporte ao Legal Analytics, ou seja, depende da instrumentalização humana. Logo, o que acontecerá é que você terá acesso a novas formas de pensar soluções jurídicas para resolver os problemas dos seus clientes.

Com isso, você terá um suporte seguro de dados que trará muito mais força para os seus argumentos jurídicos, permitindo a melhor resolução dos litígios que são de sua atribuição, melhorando inclusive os resultados esperados por seus clientes.

Desta forma, podemos definir que a função do Legal Analytics é fornecer a maior precisão para escolha de procedimentos e estratégias para lidar concretamente com cada caso.

Mas como eu vou conseguir isso? Você deve estar se perguntando, certo?

Sabemos que isso está passando pela sua cabeça, mas o fato é que, através do legal analytics software que utiliza os dados jurimétricos, os advogados se mantêm bem informados, o que os ajudará a ter êxito em mais processos, em decorrência do acesso a respostas para diversos tipos de perguntas, tais como:

  • Quais minhas chances de êxito em certa demanda jurídica de competência de certo julgador?
  • Qual o valor médio que determinado juiz costuma aplicar nas condenações em indenizações?
  • Qual a duração média dos processos em determinada vara?
  • Quais causas de pedir têm gerado maior volume de processos?

E não para por aqui: imagine se você puder prever o comportamento e as teses levantadas pelo advogado da parte contrária? Além de saber com o que o juiz mais concorda. Seria incrível, não é mesmo?

A verdade é que você pode, sim!

Por meio do legal analytics software da Data Lawyer Insights é possível fazer essas e mais análises para identificar, por exemplo, os padrões de julgamentos, traçar o perfil das partes litigantes, as teses utilizadas pelos advogados…

Assim, você conhece as tendências que podem influenciar no resultado do seu processo e passa a trabalhar de forma mais estratégica, tendo insights sobre os seus casos, prevendo resultados e tornando suas teses jurídicas mais assertivas.

05. O impacto do Legal Analytics em 2022

Em estudo realizado pela Lex Machina, empresa pioneira no fornecimento de “insights jurídicos” por meio de soluções tecnológicas, conseguimos ter a visão da importância do Legal Analytics na rotina dos operadores do Direito.

De acordo com o estudo, o uso de ferramentas de Legal Analytics já é uma realidade entre 61%  dos escritórios de advocacia nos Estados Unidos. E mais: existe a expectativa dos clientes pelo uso dessas tecnologias na solução de suas demandas. Tanto entre os advogados que usam quanto entre os que não usam, pois já se percebe uma pressão no mercado pela adoção dessas plataformas.

Vemos também que 73% dos que utilizam a ferramenta informaram optar por Legal Analytics em razão dos resultados bem-sucedidos nos litígios. Mais da metade daqueles que já estão utilizando afirmam que as expectativas de seus clientes favoreceram a escolha.

Aliás, os “não-usuários” informaram se sentirem pressionados pelo mercado por essa mesma razão. E lembre-se: a questão da economia de custos também é um fator de relevância, tornando-se um dos principais motivos pela escolha de uma ferramenta de Legal Analytics.

Em contrapartida, o estudo demonstra também a falta de treinamento dos Escritórios de Advocacia e Departamentos Jurídicos em relação ao conhecimento dos benefícios que o Legal Analytics oferece, criando assim barreiras para o seu crescimento no mercado jurídico norteamericano.

Considerando as vantagens ao utilizar a ferramenta, o estudo também aponta que dos 61% de usuários, atualmente, mais da metade disse que Legal Analytics os tornam advogados melhores e bem informados. Isso, considerando os seguintes benefícios com sua utilização:

Legal Analytics Data Lawyer

06. Faça a escolha certa na sua advocacia

Quer começar agora mesmo a trabalhar com Legal Analytics? Então, experimente gratuitamente a plataforma de Jurimetria e Big Data da Data Lawyer Insights!

Somos a única empresa brasileira que conta com um banco de dados das Justiças Trabalhista e Federal, contendo mais de 35 milhões de processos.

Experimente durante 7 dias e saiba como os dados podem transformar a sua performance.

Assinar Newsletter

Inscreva-se e fique por dentro de conteúdos exclusivos.

Software de Jurimetria com Inteligência Artificial e resultados concretos

A solução de software de jurimetria mais funcional e otimizada para o seu departamento ou escritório.
Inicie agora mesmo seu teste grátis.

Fale com a gente!

Nossa equipe está de prontidão para esclarecer dúvidas e entender, minuciosamente, quais são as necessidades de seu escritório ou departamento jurídico, e como o Insights contribuirá com sua jornada de sucesso.