Software de Jurimetria Data Lawyer

5 dicas para captar mais clientes na advocacia

Saiba como captar mais clientes na advocacia

Sumário

Não importa o período ou as circunstâncias, captar mais clientes na advocacia é um dos maiores desafios para se manter no mercado. Dos grandes escritórios aos profissionais autônomos: todos já perderam pelo menos uma noite de sono pensando no problema.

Infelizmente, até hoje, a assessoria jurídica – de um modo geral – é tratada como um serviço dispensável, e sua contratação deve ser feita apenas em momentos de crise ou em situações em que a representação formal é obrigatória, como nos litígios judiciais.

Se engana, contudo, quem acredita que essa é uma batalha perdida, embora o processo de atração de novos clientes seja extremamente desafiador. Afinal, o mercado jurídico brasileiro é altamente competitivo.

Vale lembrar, apenas a título de confirmação, que o Brasil é o país com o maior número de advogados por habitante. Em números absolutos, nosso país só perde para a Índia, que tem uma população significativamente maior.

Além da concorrência, a transformação digital é outro obstáculo a ser superado pelos profissionais, não apenas em suas atividades diárias, mas também para captar mais clientes na advocacia.

Escritórios que não estão no “mundo digital” ou que ainda não utilizam seus mecanismos para alcançar novos públicos já estão em severa desvantagem, e é sobre isso que trataremos adiante.

Confira os passos para captar mais clientes na advocacia

Quem se lembra daqueles métodos utilizados antigamente para captar mais clientes na advocacia? Listas telefônicas, correspondências diretas e publicidade em jornais eram as mais comuns, não é mesmo? 

Bem, esses métodos estão ultrapassados, e disso ninguém tem dúvida. Existem, porém, estratégias consideradas tradicionais, mas que ainda funcionam. É a mesma fórmula aplicada a outro conteúdo. São exemplos:

  • Networking;
  • Referências de clientes;
  • Participação ativa em palestras e seminários.

Portanto, caso você já tenha utilizado algum desses métodos para captar mais clientes na advocacia, não se preocupe! Sua experiência contribuirá muito para o aperfeiçoamento das estratégias e se adequar ao que é tendência e ao que já está consolidado no setor.

Confira agora quais são as nossas 5 dicas para captar mais clientes na advocacia.

1 – Entenda o Perfil do Cliente Ideal

Assim como em outros mercados, o setor jurídico passou a reconhecer a importância de definir uma ou mais “personas para contribuir com o processo de atração de novos clientes.

A formação de uma persona, hoje em dia, é fundamental para que o seu escritório saiba como comunicar com o seu público-alvo e, consequentemente, oferecer seus serviços para aqueles que de fato estão interessados.

Traçar o perfil de um cliente ideal não é uma tarefa difícil, desde que seja com a devida cautela. Isto é, a definição dessa persona, que ao final será o cliente mais adequado, necessita de elementos objetivos e ponderados, sem exageros, e mantendo sempre “o pé no chão”

Entender o perfil do seu cliente ideal para captar mais clientes na advocacia moderna também é olhar para dentro. Verifique o padrão de cliente que o seu escritório já conquistou, quais são os mais fiéis e de que maneira é possível atingir novos clientes que possuam as mesmas ou características semelhantes.

Outro ponto importante na definição do seu cliente ideal é a segmentação da área de atuação de seu escritório. Isso porque, ao contrário do que já foi, quem procura por profissionais de advocacia, na maioria das vezes, dará preferência aos especialistas. Veja os exemplos:

  • Especialista em defender reclamantes em ações trabalhistas;
  • Advogado trabalhista especializado em representar empresas reclamadas;
  • Advogado tributarista;
  • Advogado extrajudicial especializado em patentes e propriedade intelectual;
  • Advogado especializado em análise de dados e Jurimetria;
  • Escritório de advocacia especializado em divórcios litigiosos.

A lista é apenas uma breve ilustração do que pode ser a segmentação de seu escritório, a fim de atingir grupos mais específicos – e muitas vezes carentes de assessoria – para atingir níveis mais expressivos de captação e contratação dos serviços. 

Nichar é uma tendência e pode ser a solução para o seu escritório.

2 – Invista em Networking e Parcerias Estratégicas

Como captar mais clientes na advocacia com networking
Imagem: FreePik

Embora pareça antiquado, a participação em eventos, seminários e outras atividades que promovem o networking e abrem espaço para novas oportunidades ainda é um caminho reconhecidamente eficaz para captar mais clientes na advocacia.

Atualmente, além das feiras e dos congressos convencionais, os profissionais da advocacia podem estabelecer novas pontes profissionais ao participar de eventos do segmento jurídico, pois é um mercado que vem crescendo muito nos últimos anos.

Assim como nos demais, esses espaços são planejados para fomentar a inovação e a interação entre os mais diversos profissionais da advocacia, estabelecer parcerias de sucesso e obter insights para aprimorar a prestação de serviço, o que fatalmente culmina na captação de novos clientes. Acompanhe as sugestões:

  • Busque parcerias com empresas que oferecem serviços complementares;
  • Implemente um programa de referência com empresas parceiras;
  • Apoie e promova programas sociais, em instituições de ensino e em conjunto com as novas empresas da inovação jurídica, como as Lawtechs e Legaltechs.

3 – Aplique Estratégias de Marketing Digital para Advogados

Marcar presença na internet é algo fundamental para os dias atuais, e investir em marketing digital foi o caminho natural para muitas empresas.

Contudo, no setor jurídico essa noção demorou um pouco mais para ser construída. O marketing jurídico na Internet ainda dá os seus primeiros passos, até mesmo para os escritórios e profissionais que já iniciaram.

Utilizar estratégias de marketing digital, feitas as devidas ressalvas para não violar o Código de Ética da OAB, é uma das maneiras mais confiáveis e eficientes para captar mais clientes na advocacia. 

Desde que sejam informativos e a oferta dos serviços seja sutil, seu escritório pode atingir novos públicos e interessados, com formatos que já fazem sucesso na internet:

  • Blog;
  • Vídeos para as redes sociais;
  • Podcasts, webinários e lives.

Aplicando as estratégias e métricas corretas para que o alcance orgânico seja cada vez maior, o marketing digital é a via mais adequada para captar mais clientes na advocacia moderna.

Como captar mais clientes na advocacia com marketing
Imagem: FreePik

4 – Ofereça Excelência no Atendimento ao Cliente

Esse é um tópico que remete a algo que já foi dito neste conteúdo: a referência de clientes. 

Quando escritórios e profissionais autônomos investem na excelência de seus serviços e na satisfação dos clientes, a tendência de crescimento, via indicação, é grande. 

Apesar de óbvio para os mais experientes, isso só reforça como algumas formas são eficientes, bastando apenas se atentar ao conteúdo.

Por isso, a fim de promover a satisfação dos clientes e a alta qualidade dos serviços, invista em produtos inovadores que aumentem a produtividade, reduza custos e garanta resultados mais expressivos aos clientes, sobretudo de ordem financeira e perante ao judiciário.

Softwares de gestão, sistemas de automação de tarefas e ferramentas que aliam análises preditivas com inteligência artificial são alguns dos inúmeros exemplos de investimento no aumento da qualidade dos serviços, e que impactam nas atividades que visam captar mais clientes na advocacia

5 – Diferencie-se da Concorrência com um Software de Jurimetria

A jurimetria, aliada à tecnologia, surge como uma das principais tendências para o mercado jurídico, e com potencial de elevar, como nunca antes, a performance e os resultados dos profissionais da advocacia.

Isso porque, uma solução tecnológica de jurimetria trabalhista, por exemplo, aplica estudos estatísticos ao Direito, por meio da coleta e estruturação de dados jurídicos oriundos dos processos judiciais, para auxiliar os profissionais durante o processo de tomada de decisão, mitigar os riscos e identificar padrões, precedentes e oportunidades no Poder Judiciário.

Além disso, ao utilizar uma solução em jurimetria completa, seu escritório pode se beneficiar com estratégias diferenciadas. Existem funcionalidades que, por meio de estudos estatísticos baseados em dados jurídicos, realizam comparativos com os seus principais concorrentes. Um benchmarking perfeito para quem deseja captar mais clientes na sua advocacia.

Fundada em 2017, a Data Lawyer é hoje a principal referência do mercado ao oferecer melhor software jurídico a nível de Big Data, com jurimetria simples para suas consultas diárias, modelos preditivos que elevam os resultados e uma inovadora inteligência artificial.

Para ter acesso ao nosso software de jurimetria, entre em contato agora mesmo com um dos especialistas em dados e solicite o seu teste grátis.

Assinar Newsletter

Inscreva-se e fique por dentro de conteúdos exclusivos.

Software de Jurimetria com Inteligência Artificial e resultados concretos

A solução de software de jurimetria mais funcional e otimizada para o seu departamento ou escritório.
Inicie agora mesmo seu teste grátis.

Fale com a gente!

Nossa equipe está de prontidão para esclarecer dúvidas e entender, minuciosamente, quais são as necessidades de seu escritório ou departamento jurídico, e como o Insights contribuirá com sua jornada de sucesso.