Software de Jurimetria Data Lawyer

5 estratégias fundamentais para ter sucesso na advocacia moderna

5 estratégias fundamentais para ter sucesso na advocacia moderna

Sumário

Ser um excepcional operador do Direito, nos dias de hoje, exige um conhecimento para além das questões técnicas, materiais e processuais. São inúmeros os desafios da advocacia moderna e nem todos os profissionais estão preparados para lidar com as mudanças.

Neste sucinto artigo, separamos 5 estratégias essenciais para advogados e advogadas que se preocupam com o futuro da profissão na advocacia moderna ou que desejam se livrar, de uma vez por todas, das amarras da zona de conforto e da estagnação.

São dicas simples, porém poderosas, e que irão transformar a sua performance, disciplina e visão analítica na rotina de trabalho. Preparados? Então, vamos lá!

1 – Estratégia e planejamento jurídico

Embora seja um tema de familiaridade subjetiva para a maioria dos profissionais, é sempre importante reforçar a ideia e aprimorá-la, posto que a estratégia jurídica ainda é um assunto pouco difundido e discutido.

A vida dos advogados e das advogadas é bastante atribulada, dinâmica e requer imediatismo nas decisões e atividades. Se você atua com contencioso de massa, por exemplo, sabe das dificuldades em abandonar a postura de trabalho reativa e quase robótica na maior parte do tempo.

Entretanto, com um pouco de estratégia aplicada e muito foco, é possível melhorar as condições de sua atuação cotidiana, bem como desenvolver a qualidade dos desfechos em ações judiciais.

Além disso, aumentar a atração de novos clientes e melhorar as avaliações macro de assuntos específicos, especialmente em departamentos jurídicos ou escritórios com grandes volumes de passivo, são outros exemplos de progressos oriundos da aplicação de boas estratégias.

Em todas as experiências humanas, ser cauteloso e preditivo potencializa a quantidade de bons resultados. Por que seria diferente no Direito? Então, com toda a certeza, o planejamento jurídico estratégico é o recurso que encurta o caminho para o sucesso, com a adição dos seguintes benefícios durante o percurso:

  • Considerável otimização das atividades, sobretudo na tomada de decisões frente a problemas que possuam as mesmas características e padrões;
  • Melhores condições de trabalho com a redução de situações que causam desgaste mental;
  • Cortes significativos de custos processuais e extrajudiciais nos casos em que a estratégia seja capaz de se antecipar ao problema.

Vale acrescentar também que os benefícios do planejamento jurídico variam de acordo com a dinâmica e as necessidades de cada departamento jurídico ou escritório, mas os citados anteriormente, sem dúvida alguma, são os principais e mais comuns.

Entender conceitualmente como funciona a estratégica jurídica de fato é essencial, porém reconhecê-la do ponto de vista prático é ainda mais importante, não é mesmo? Esperamos que esteja curioso(a) para continuar!

Como aprimorar a estratégia e o planejamento jurídico atualmente?

Para responder a pergunta, o importante é entender qual a necessidade de seu escritório ou departamento jurídico. Admitir quais são as maiores dificuldades e os pontos a serem melhorados, no ambiente de trabalho e na maneira como as atividades se desenvolvem, é o primeiro passo.

Para os profissionais da advocacia que atuam com grandes passivos trabalhistas, por exemplo, a estratégia jurídica mais indicada é o monitoramento macro e micro das reclamações. Contudo, a recomendação é adequada e adaptável para outros segmentos da advocacia. Entenda.

2 – Monitorando dados jurídicos

Hoje em dia para a advocacia moderna, é primordial confrontar dados para identificar padrões e sugerir soluções preventivas. Assim como em outras atividades profissionais, a advocacia é impactada positivamente com a utilização de dados estatísticos em suas ações e decisões, sobretudo nas situações que exigem profundidade, para além dos conhecimentos legais e processuais.

Talvez você não tenha percebido, mas todos os escritórios e departamentos jurídicos possuem uma base interna de dados processuais que são potencialmente úteis para a produção de estudos estatísticos de relevância. Entretanto, a mera gestão das informações é definida como volumetria jurídica.

De modo bem objetivo, a volumetria jurídica é a base de dados processuais que lhe garante um panorama sobre os casos avaliados e gerenciados, mas que não sugere ou possibilita a construção de visões.

Advocacia Moderna: Monitorando dados jurídicos

O acompanhamento e armazenamento de informações relevantes sobre as ações judiciais de interesse direto ou indireto é, atualmente, a forma mais assertiva de colocar em prática um planejamento jurídico com resultados concretos.

Isso porque, ao criar cenários hipotéticos baseados em dados, as condições de prever possíveis desdobramentos aumentam exponencialmente. Logo, a capacidade de se antecipar aos problemas, não apenas garante um tempo de qualidade para pensar em soluções, mas também a oportunidade para que o profissional impressione ou reafirme a relação de confiança com os seus clientes ou empresa que representa.

A coleta e estruturação de informações processuais, que por consequência se tornam estatística passíveis de estudo, são, na maioria das vezes, fruto de soluções tecnológicas desenvolvidas para essa finalidade. Detalhe que eleva a performance dos profissionais da advocacia.

Modernização jurídica
com resultados concretos

Apresentamos a mais completa e inovadora ferramenta de Big Data e Jurimetria do mercado.

3 – Invista em tecnologia

Como dito acima, os escritórios de advocacia e departamentos jurídicos são fontes inesgotáveis de dados juridicamente relevantes, pois todos os ambientes profissionais possuem alguma sistemática de armazenamento das informações.

Atualmente, é pouco provável que ainda existam escritórios e departamentos que não utilizem pelo menos uma ferramenta digital para a concentração e o registro de dados, principalmente dos casos judiciais sob sua tutela. Nesse sentido, todos dispõem de uma base sólida e muito robusta da qual já mencionamos antes, a volumetria jurídica.

Ao apostar na tecnologia desenvolvida especificamente para o mercado jurídico, o aproveitamento dos dados é elevado a níveis significativos, o que também culmina no sucesso profissional, individual e coletivo.

Unir a volumetria jurídica aos recursos digitais disponíveis no mercado é, com toda a certeza, o futuro da advocacia. Evidentemente, do ponto de vista financeiro, o investimento é alto, mas com retorno significativo a médio e longo prazo.

Utilizando a tecnologia para analisar dados e aplicar métodos estatísticos, eleva-se o modo de se exercer a advocacia, abandonando de uma vez por todas a postura reativa e abrindo espaço para comportamentos proativos com resultados impressionantes, quando não surpreendentes.

4 – Reeducação e especialização profissional

Todos os advogados concordam que o pleno e adequado exercício da profissão requer o domínio de inúmeras disciplinas que, paralelamente, são responsáveis pelo aperfeiçoamento do próprio Direito. Aliás, o estudo contínuo e ininterrupto é uma virtude dos profissionais da advocacia mais acostumados a experimentar o sabor do sucesso.

Nos dias de hoje, portanto, não seria diferente. É preciso – talvez como nunca antes – se debruçar em conhecimento e renovação. Dominar as tarefas diretamente ligadas ao Direito não é o bastante, especialmente com o avanço estonteante da tecnologia.

Como visto antes, a coleta de dados e sua respectiva análise com a aplicação de métodos estatísticos é uma realidade no meio jurídico, embora pouco promovida. Contudo, de nada adiantaria a noção de importância sobre o assunto se não houver preparo e reeducação.

A dica é investir tempo e dinheiro em estudos sobre tecnologia, análise de dados, inteligência artificial, Big Data e todos os conceitos que norteiam o futuro da advocacia. Outra possibilidade é prover meios necessários para que os profissionais aprendam a lidar com a advocacia baseada em dados ou mesmo na contratação de colaboradores já preparados para as novas exigências do mercado de trabalho.

5 – Conheça e aprenda com as “LawTechs”

As Lawtechs são empresas que atuam exclusivamente no fornecimento de produtos e serviços para o mundo jurídico. Em determinados locais é possível encontrá-las qualificadas como “Legaltech”. Na prática, ambas as denominações têm o mesmo significado.

A Data Lawyer, por exemplo, é uma Lawtech especializada em Jurimetria, método de análise que tem como base a utilização de dados estatísticos no mundo jurídico. Embora a Jurimetria faça parte de uma corrente metodológica com mais de cinco décadas de existência, a empresa vem constantemente aperfeiçoando a sistemática, com o que há de mais moderno e eficiente em termos tecnológicos.

A solução em Jurimetria da Data Lawyer é a melhor e mais completa do mercado atual e conta com uma base de dados robusta, oriunda da Justiça do Trabalho e da Justiça Federal de todo o território nacional. Além da possibilidade da extração e estruturação dos dados de processos dos dois âmbitos da justiça, a plataforma da Data Lawyer garante levantamento aprofundados e totalmente personalizáveis para atender especificamente às demandas do seu escritório ou departamento jurídico.

Para escritórios com grande passivo trabalhista, a plataforma “Insights” da Data Lawyer permite a busca dos indivíduos constantes nas reclamações trabalhistas. De maneira simples e ágil, você tem acesso às informações mais relevantes para fundamentar suas análises preditivas e estratégicas.

Localize as mesmas testemunhas em ações trabalhistas diferentes. Confronte os dados e encontre eventuais inconsistências em seus depoimentos. Esse é apenas um exemplo das infinitas possibilidades que somente a solução da Data Lawyer oferece.

Para saber mais sobre o futuro da advocacia e como a Data Lawyer pode contribuir para que o seu escritório ou departamento jurídico dê mais um passo em direção ao progresso, entre em contato com um de nossos representantes e continue acompanhando nossos conteúdos exclusivos.

Assinar Newsletter

Inscreva-se e fique por dentro de conteúdos exclusivos.

Software de Jurimetria com Inteligência Artificial e resultados concretos

A solução de software de jurimetria mais funcional e otimizada para o seu departamento ou escritório.
Inicie agora mesmo seu teste grátis.

Fale com a gente!

Nossa equipe está de prontidão para esclarecer dúvidas e entender, minuciosamente, quais são as necessidades de seu escritório ou departamento jurídico, e como o Insights contribuirá com sua jornada de sucesso.