A advocacia moderna está cada vez mais próxima do mundo empresarial, e a estratégia que estrutura a ideia de Inteligência de Mercado é um belo exemplo dessa integração de dois mercados tão distintos, mas ao mesmo tempo muito parecidos.
As grandes empresas, seus respectivos departamentos jurídicos e diversos escritórios de advocacia têm muita coisa em comum do ponto de vista estrutural, gerencial e operacional, o que facilita a implementação de ações que já deram certo em ambientes corporativos e que são replicáveis no mercado jurídico.
Portanto, essa é a oportunidade ideal para falarmos um pouco sobre Inteligência de Mercado voltada para advogados, uma adaptação do Business Intelligence, porém, com suas peculiaridades, soluções inovadoras e resultados surpreendentes.
Ficou curioso(a)? Então, continue a leitura e descubra!
O que é Inteligência de Mercado?
Também definida como inteligência jurídica, essa é uma prática recente que reúne processos e ferramentas para a coleta de dados relevantes e orientar a tomada de decisão dos profissionais da advocacia.
A Inteligência de Mercado é o núcleo estratégico de escritórios e departamentos jurídicos, mas suas atividades não se limitam apenas aos procedimentos jurídicos e judiciais. Isto é, todas as atividades e interesses são atendidos por essas ações.
Para que a inteligência jurídica de mercado seja implementada com sucesso, é preciso se atentar aos seus três principais pilares:
- Coleta e estruturação de dados;
- Tecnologia;
- Profissionais especialistas.
Embora fundamentais, esses pilares que dão sustentação às estratégias de inteligência jurídica de mercado nem sempre precisam estar sob o pleno domínio dos departamentos ou escritórios de advocacia. Falaremos disso mais adiante.
Antes, mostraremos como o business intelligence – que também se alicerça na análise de dados – contribui para esse ecossistema de soluções integradas capazes de revolucionar o modo como a advocacia é exercida. Confira.
Por que aplicar Business Intelligence na sua carreira advocatícia?
O grande objetivo do BI (business intelligence) ou do que chamamos de Inteligência de Mercado é tornar todos os dados coletados úteis para o bom funcionamento dos escritórios de advocacia e departamentos jurídicos.
Como bem sabemos, todos os tribunais de justiça brasileiros operam quase que integralmente de modo digital. Por consequência, os profissionais da advocacia também reúnem suas informações eletronicamente, o que proporciona o ambiente ideal para a adoção dessa metodologia fundamentada em dados.
Além da melhora significativa no processo de tomada de decisões, o BI permite a identificação de oportunidades de negócio – algo extremamente importante para escritórios de advocacia se destacarem no mercado – e aumento da eficiência na gestão de processos judiciais e das operações diárias, mesmo administrativa, financeira e organizacional.
Ato contínuo, a análise de dados possibilita que gestores jurídicos, advogados e empresários se unam, quando necessário, para a elaboração de planos estratégicos mais consistentes, bem como para o monitoramento do desempenho dessas atividades.
Quando falamos em Inteligência de Mercado baseados em dados, as possibilidades são ainda maiores, sobretudo para escritórios de advocacia. Veja alguns exemplos:
- Surpreenda novos contatos: munido de dados confiáveis, os diretores de escritórios podem apresentar relatórios prévios sobre a situação atual de um cliente prospectado, inclusive com a sugestão de resolução ou com detalhes da estratégia mais adequada;
- Encontre potenciais clientes: utilizando a jurimetria, é simples localizar partes sem representação processual e, da maneira mais apropriada, abordá-los para o agendamento de uma reunião de apresentação;
- Marketing jurídico: não há nada mais atual no mundo da advocacia que a utilização da tecnologia e das redes sociais para a divulgação equilibrada do seu escritório. Nesse sentido, a análise de dados viabiliza ações de marketing mais sofisticadas;
- Monitoramento de escritórios concorrentes: acesse a base de dados de outros escritórios para estudar suas estratégias e resultados.
A fim de enriquecer os exemplos, podemos destacar ainda a utilização da jurimetria trabalhista para a identificação de padrões do Poder Judiciário, situações em que a reunião e a análise de dados fornecem elementos substanciais para o direcionamento estratégico em litígios, refinamento da política de acordos trabalhistas e a viabilidade de recurso no caso de condenações.
Vale lembrar também que as estratégias de BI ou Inteligência de Mercado já são utilizadas nas grandes corporações, escritórios de advocacia de prestígio e por um grupo específico chamado de “advogado data driven”, geralmente composto por profissionais recém-formados ou com menos de 10 anos de profissão (embora não seja um padrão) que estão buscando formas de inovar na prestação de serviço.
Esse movimento em direção à advocacia moderna tem se tornado cada vez maior, e cabe aos profissionais mais tradicionais se adequarem o quanto antes. O conhecimento técnico-jurídico será sempre indispensável, mas a capacidade multidisciplinar e o pleno domínio das tecnologias têm seu grau de importância.
Ainda assim, se você for um profissional mais resistente às mudanças, tente se perguntar: como buscar clientes na advocacia? Qual resposta daria? Considerando o cenário jurídico atual.
Bem, os métodos de antigamente já não entregam os mesmos resultados de sempre, não é mesmo? Alguma coisa precisa ser feita, e agora. Pense sempre nisso.
Onde buscar os dados certos para a Inteligência de Mercado?
Existem muitas formas de se coletar e analisar dados para a implementação da Inteligência de Mercado em seu escritório ou departamento jurídico. Uma maneira simples – e simples não significa fácil – é iniciar as análises com base nos dados internos, o que chamamos de small data.
É evidente que, para isso, é preciso avaliar se a qualidade das informações, especialmente quando essa reunião de dados é feita manualmente por advogados e estagiários. Um verdadeiro trabalho de varredura e organização. Para esse caso, uma força tarefa de especialistas em análise de dados é essencial.
Outra possibilidade é acessar dados externos, geralmente mais robustos, e que são disponibilizados por empresas especializadas, como a Data Lawyer ofertará em breve.
Escritórios, departamentos jurídicos e até mesmo profissionais da advocacia autônomos poderão contratar, sob medida, o acesso aos dados que melhor atendam às suas necessidades: da análise processual à prospecção de clientes.
Nossa solução em Inteligência de Mercado ou business intelligence para advocacia garantirá ao seu time jurídico um big data com mais de 50 milhões de processos judiciais capazes de fundamentar os diversos tipos de estudos estratégicos.
O maior diferencial da Data Lawyer, para além do software de jurimetria mais completo do mercado, é disponibilizar uma base de dados totalmente refinada por Inteligência Artificial, aliando modernidade e alto grau de confiabilidade em suas análises.
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