O Legal Operations é o futuro inevitável para departamentos jurídicos e escritórios de advocacia, e já está presente na rotina de trabalho de profissionais que reconhecem as potencialidades do método e os observam os resultados significativos gradativamente alcançados.
Afinal, você sabe o que é Legal Operations? Conhece os seus benefícios e sabe como implementar essa estratégia que está revolucionando o setor jurídico no país e no mundo? Neste sucinto artigo, vamos explorar todas as particularidades do tema e te apresentar dicas essenciais para começar a mudança em suas operações jurídicas.
Preparado(a)? Continue a leitura e entenda.
Antes de tudo, o que são Legal Operations?
Legal Operations, Legal Ops ou Operações Legais. Chame como quiser! O que realmente importa não é a terminologia, mas os detalhes que fazem dessa prática inovadora e o principal eixo para a advocacia moderna, ainda que departamentos jurídicos e escritórios de advocacia bem-sucedidos utilizem a metodologia há algum tempo, seja por questões de estrutura e capacidade financeira ou por enxergarem previamente as oportunidades.
Objetivamente, Legal Ops é o conjunto de hábitos e padrões que visam melhorar a eficiência jurídica, e que utiliza a tecnologia como principal ferramenta para a sua aplicação e desenvolvimento. Tal sistemática gerencial busca modernizar as operações, otimizar a prestação de serviços, gerenciar melhor os recursos, potencializar os resultados e controlar custos.
É importante mencionar de início que o Legal Operations é uma atividade ampla e multidisciplinar, de modo que suas tarefas e atribuições podem mudar de acordo com as necessidades e demandas de cada departamento jurídico ou escritório. Contudo, destacam-se as seguintes atividades:
- Gerenciar riscos atrelados aos processos judiciais e das relações extrajudiciais que os clientes mantêm com o mercado;
- Gestão de contratos com prestadores de serviços e fornecedores de seus clientes;
- Definir o planejamento estratégico da equipe jurídica, inclusive com a distribuição adequada de funções de acordo com a especialidade e as habilidades de cada advogado;
- Fomentar o desenvolvimento profissional do time jurídico com o desenvolvimento de treinamentos, palestras e estudos diversificados;
- Implementar novas tecnologias e estimular a utilização para o bem comum do escritório ou departamento;
- Aplicar estratégias e tecnologia na análise de processos judiciais a fim de identificar tendências, padrões ou oportunidades.
Como dito, o Legal Operations possui inúmeras funções a depender dos interesses da equipe jurídica e dos clientes que representam. No entanto, a essência do Legal Ops é de “jurídico solucionador”, visão que substitui e antagoniza a imagem equivocada de “jurídico gerador de despesas”.
Isso faz com que os profissionais da advocacia e toda a equipe que os cerca sejam reconhecidos como um parceiro estratégico das empresas e clientes, sobretudo com sua contribuição relevante para o sucesso e aperfeiçoamento por meio dos excelentes resultados.
As Operações Legais e a Jurimetria
A jurimetria cumpre um papel fundamental para o Legal Operations, isso porque a análise de dados jurídicos é uma fonte inesgotável de insights que contribuem durante todo o processo de tomada de decisão, algo que nem sempre é possível em meio à sobrecarga de trabalho e a falta de tempo para reflexões minuciosas em casos complexos.
Não sabe o que é jurimetria? Acesse o link, baixe o nosso conteúdo exclusivo e agregue conhecimento sobre tecnologia jurídica.
Na jurimetria trabalhista, por exemplo, a equipe de Legal Ops pode utilizar a análise de dados para desenvolver raciocínios preditivos que ajudem na prevenção de demandas futuras, avaliar os riscos atrelados aos casos em andamento e seus prováveis desfechos com base em reclamações semelhantes pregressas, e aprimorar a alocação de recursos.
Nunca é demais lembrar que a tecnologia é o instrumento central para o desenvolvimento das Operações Legais. Entretanto, sem dúvida alguma, a jurimetria é considerada indispensável para o bom desempenho das atividades estratégicas, embora não seja a única.
Diferenças entre Legal Ops e Controladoria Jurídica
A Controladoria Jurídica e o Legal Operations compartilham alguns objetivos, como o de otimizar as atividades e maximizar os resultados dos departamentos jurídicos e escritórios de advocacia, mas existem diferenças evidentes entre os conceitos e as funções.
As atividades da Controladoria Jurídica têm relações com os procedimentos internos, passando pela gestão de documentos, fluxos de trabalho, cumprimento de prazos processuais e gerenciamento da rotina.
Já o Legal Ops foca em atividades multidisciplinares, integrando tecnologia ao ambiente de trabalho e analisando dados para a elaboração de estratégias. É atribuição do time de Operações Legais o controle e monitoramento financeiro, o trato com as questões de pessoal e organizacional e, às vezes, quando necessário, a atuação frente ao marketing.
Enquanto a Controladoria Jurídica se concentra em “como fazer”, o Legal Ops foca abrange não somente o “como fazer”, mas no “quando fazer” e “porquê”, sempre com um olhar estratégico para a execução de cada tarefa.
Oportunidades que só o Legal Ops oferece
A implementação de novos métodos para a atuação jurídica é insuficiente se não oferecer benefícios para além do comum e do genérico, o que certamente não é o caso do Legal Ops.
Aliás, profissionais da advocacia visionários e interessados nos prováveis rumos da profissão já estão identificando oportunidades incríveis com o surgimento das Operações Legais, inclusive de caráter individual.
É o caso, por exemplo, dos advogados e advogadas que, com a chegada do Legal Ops em seu departamento jurídico ou escritório, realizam a transição na carreira para assumir funções dentro do organograma da equipe.
A oportunidade, portanto, não surge apenas para os profissionais, tendo em vista que a adequação do Legal Operations requer profissionais capacitados. Isso aumenta a qualidade e o nível da equipe, além de criar novos espaços no plano de carreira do escritório ou departamento jurídico, o que até então era um grande desafio para gestores e empresários.
Como começar a implementar um departamento de Legal Operations
Agora que você conhece os pilares do Legal Ops, vamos te mostrar como implementar esse conceito inovador para usufruir de todos os benefícios e oportunidades mencionados ao longo do conteúdo. Acompanhe:
- Invista em tecnologia;
- Treine e capacite a sua equipe jurídica;
- Avalie as necessidades de seu departamento ou escritório e as singularidades de seus clientes;
- Defina métricas para avaliação da performance. Utilize indicadores-chave de desempenho (KPIs) para mensurar os impactos e resultados do Legal Ops;
- Atualize-se com frequência, pois a prática de Operações Legais continuará evoluindo e precisa ser aperfeiçoada gradativamente.
Inicie sua jornada de sucesso com uma solução em jurimetria confiável
O software de jurimetria da Data Lawyer oferece planos personalizados para todos os tipos de necessidades. Temos a solução perfeita para o seu escritório de advocacia ou departamento jurídico.
Nossa ferramenta disponibiliza a mais robusta e completa base de dados do mercado. São mais de 50 milhões de processos judiciais disponíveis para consultas e análises estatísticas de alta qualidade, com informações integrais, da petição inicial ao trânsito em julgado.
Solicite um teste grátis e surpreenda-se.