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6 motivos para a migração digital no campo jurídico

Migração digital no campo jurídico

Sumário

Harmonia e independência: conheça o poder da migração digital na área jurídica unida à tecnologia e ao marketing jurídico digital. Saiba como essas três forças contribuem para o alcance de resultados extraordinários em seu departamento jurídico ou escritório.

A Revolução Tecnológica no campo jurídico

A pandemia do novo Coronavírus, por exemplo, – embora não tenha sido a única – foi responsável por uma mudança de paradigma estrutural e irreversível no campo jurídico. Isso porque, audiências, sessões, reuniões e outras atividades que antes eram realizadas presencialmente foram reajustadas ao sistema remoto.

Contudo, a área jurídica, de um modo geral, incluindo o Judiciário, não estava totalmente preparada para alterações tão radicais e instantâneas. Mesmo assim, todos se comportaram muito bem, na medida do possível, diante das dificuldades e das limitações de recursos.

Superada a fase mais crítica do isolamento social, o uso da tecnologia no dia a dia do operador do Direito foi naturalmente se consolidando, mas com a ressalva de que existem inúmeros investimentos a se fazer, além do aprimoramento de alguns procedimentos e a adequada capacitação dos profissionais.

Em maio de 2021, o Instituto Datafolha publicou uma pesquisa que afirma que 68% dos advogados do país, ou seja, dois terços dos profissionais, aprovam as implementações tecnológicas dos últimos tempos, especialmente em audiências e julgamentos.

Dentre os motivos, além da diminuição dos esforços físicos e a economia recursos financeiros, as inovações contribuem também para o aumento da produtividade dos trabalhadores, uma vez que, sob esse novo contexto, são plenamente capazes de atender demandas do escritório com maior eficiência e rapidez, pois a dinâmica de trabalho permite, inclusive, um acesso mais abrangente aos potenciais clientes e causas a serem defendidas.

Ainda baseado na pesquisa Datafolha, foi possível definir que cerca de 45% dos entrevistados utilizam um software jurídico de gestão de informações processuais e apenas 29% possuem algum tipo de Inteligência Artificial, como a Jurimetria, responsável por elaborar modelos estatísticos para uma análise processual mais detalhada, robusta e confiável.

A baixa adesão dos profissionais aos novos modelos de trabalho – com exceção dos que foram impostos por medidas sanitárias – é justificada pelo apego à rotina tradicional, muito embora o desinteresse e a dificuldade de investimento financeiro se faça presente em alguns casos.

A implementação da tecnologia no âmbito jurídico, no entanto, requer também a reeducação dos profissionais, especialmente dos mais experientes, para que possam enxergar, definitivamente, todos os benefícios que os recursos tecnológicos podem oferecer. Conheça nossos 6 motivos fundamentais para a migração digital do setor jurídico:

  • Concentração de dados e informações em um só local, com toda a segurança e eficiência que a atividade exige;
  • Maiores oportunidades de negócios e alcance irrestrito de prospectos sem a interferência das dificuldades geográficas e logísticas;
  • Redução significativa de custos e a possibilidade de realocação de recursos e investimentos;
  • Melhores condições de trabalho;
  • Potencialização do capital humano e da produtividade;
  • Melhoria na comunicação interna e na organização.

Cabe destacar ainda que as vantagens de uso dos recursos tecnológicos na advocacia se estendem dependendo das peculiaridades e necessidades de cada escritório. Ainda assim, os motivos descritos acima já são suficientes para convencer até mesmo o profissional mais intransigente.

Aliás, a pouca flexibilidade de alguns profissionais em se reinventar, fica ainda mais evidente quando o assunto é marketing jurídico digital, nosso motivo complementar para a migração digital. Prepare-se e continue a leitura!

A institucionalização do marketing digital jurídico

No capítulo anterior, tratamos da imensa revolução tecnológica realizada nos últimos anos âmbito jurídico e que ainda está longe de terminar. Entretanto, há um novo campo que já superou a fase revolucionária e está institucionalizada para a maioria dos profissionais e escritórios: o marketing.

Evidentemente, as atividades de divulgação de serviços e de captação de clientes estão submetidas ao Código de Ética da OAB, que discorre sobre uma série de restrições na publicidade da classe profissional. Contudo e apesar das limitações, é possível realizar um trabalho fenomenal no campo do marketing, sem qualquer tipo de irregularidade ou concorrência desleal.

A institucionalização do marketing digital jurídico

Além disso, as estratégias de marketing digital jurídico, quando bem aplicadas, são capazes de, enfim, aposentar o tão usual cartão de visita do advogado, ainda que o instrumento impresso tenha o seu legítimo valor.

O uso da internet cresce a cada dia. E esse número só aumenta com a utilização dos smartphones como principal meio de acesso à rede, seja para o uso recreativo, educacional ou profissional.

Nesse sentido, os potenciais clientes que, outrora andavam pelas ruas do centro da cidade em busca de escritórios de advocacia, agora estão abrindo uma nova aba no navegador e, em poucas palavras, procurando um escritório que lhe atenda.

Ao contrário das implementações tecnológicas nas atividades profissionais, o uso da internet como primeiro método de busca não possui recortes etários, sociais e financeiros. Isso porque, além de acessível e democrática, a internet já está no dia a dia de todos os brasileiros.

Outro ponto importante – pouco comentado quando o assunto é marketing digital – é sobre o padrão de consumo na internet, isto é, como as pessoas se comportam e se utilizam dos mecanismos que as redes proporcionam.

Para citar um exemplo que, sem dúvida alguma, irá mudar a forma com que você enxerga a internet, existem grupos de usuários que não utilizam os buscadores (Google, Bing e outros) como sua ferramenta de buscas. Surpreendente, não é mesmo?

Esse tipo de usuário, na maioria das vezes, tem como preferências as redes sociais, além dos agregadores de vídeo (Youtube, Twitch) como uma alternativa de pesquisa sobre assuntos e conteúdos diversos.

Não obstante, cabe ressaltar a necessidade de que as estratégias de marketing digital sejam bem definidas, pois, a depender do tipo de público-alvo, o uso das mídias sociais e da internet como um todo, em benefício da sua empresa ou profissão, é completamente diferente.  As dicas apresentadas aqui são apenas introdutórias. Você pode acessar o nosso guia definitivo de marketing digital jurídico e conhecer todos os detalhes.

Modernização jurídica
com resultados concretos

Apresentamos a mais completa e inovadora ferramenta de Big Data e Jurimetria do mercado.

Afinal, é melhor um advogado escrevendo artigos ou criando vídeos informais? Intime-se o autor deste artigo.

Como dito anteriormente, a publicidade dos advogados está limitada ao que diz o Código de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil que, dentre outras regulamentações, limita a atuação dos profissionais aos conteúdos meramente informativos.

Isso significa que o formato utilizado para a criação de conteúdos informativos não importa, desde que estejam de acordo com o que preconiza as normas da OAB. A escolha, portanto, tem caráter estratégico condicionado apenas ao tipo de cliente que se busca, ou lead, como são conhecidos os prospectos no marketing digital.

Apesar disso, o ideal é que os advogados ocupem cada vez mais os espaços na internet, pois o potencial de conversão é alto quando há periodicidade e propriedade no que é dito e publicado. Paulatinamente, o profissional cria uma relação de confiança com a sua audiência e/ou leitores, algo que nem mesmo o convívio profissional é capaz de promover em alguns casos.

Se você chegou até aqui e ainda assim não se convenceu do seu papel como advogado na internet, então se prepare! Nós preparamos algumas dicas adicionais para que o marketing digital do seu escritório seja forte e eficaz:

  • Invista em conteúdos em blogs e sites que contribuem com a captação de novos clientes, além de garantir o seu melhor posicionamento nos principais buscadores da internet;
  • Mantenha as mídias sociais sempre atualizadas com conteúdos de relevância para o seu público;
  • Forneça um canal de interação com os seus leitores, espectadores e clientes, com espaço para o esclarecimento de dúvidas cotidianas e resolução de conflitos.

Democratizar a informação é o caminho

A democratização da informação é de fato o primeiro passo para um futuro muito promissor, sobretudo no setor jurídico, seja na implementação de novas tecnologias na rotina de trabalho ou mesmo nas abordagens que promovem adequadamente o seu escritório.

Vale lembrar que o mercado está cada vez mais competitivo, na formação de profissionais altamente qualificados e de empresas que investem em tecnologia de ponta para estruturarem  o dia a dia, garantindo um trabalho impecável e mais assertivo.

Além disso, os novos perfis de clientes surpreendem os menos atentos, uma vez que a democratização da informação faz com que as pessoas conheçam os seus direitos e como reivindicá-los, faltando-lhes apenas a capacidade postulatória.

Nós podemos te ajudar!

A Data Lawyer é uma empresa especializada em tecnologia jurídica, unindo a gestão de dados, Inteligência Artificial e as inovações do mercado, como a Big Data e a Jurimetria. Tudo isso para garantir o aperfeiçoamento do seu escritório e dos profissionais envolvidos.

Com ferramentas intuitivas e assessoria técnica irrestrita, a Data Lawyer tem como principal compromisso a ressignificação dos procedimentos jurídicos e formas de trabalho, focando em eficiência, performance, redução de custos e automatização. Entre em contato agora mesmo e solicite um teste grátis.

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