Recuperação de ativos: o papel estratégico do departamento jurídico

recuperação de ativos

Sumário

Objetivamente, a recuperação de ativos é um dos caminhos mais promissores para departamentos jurídicos que desejam contribuir com os resultados das empresas que representam.

Se você é um profissional da advocacia corporativa e busca estratégias criativas para o êxito de sua equipe, deve ter isso em mente como premissa caso queira avançar neste conteúdo.

Dito isso, é hora de conhecer a importância da recuperação de valores em benefício da empresa, qual a função da equipe jurídica nesse processo e o que fazem os departamentos bem-sucedidos do país para acessarem esses ativos. 

Continue a leitura e surpreenda-se.

A importância da recuperação de ativos para empresas e departamentos jurídicos

A boa gestão financeira é fundamental para qualquer empresa, e muitas companhias são referência em controle de custos, assertividade nos investimentos e manutenção de seu patrimônio com alta escalabilidade. 

Contudo, por mais eficiente e comprometida que seja a equipe financeira, algumas perdas são inevitáveis, seja pelo volume de informações e ativos, ou simplesmente por erros operacionais que, às vezes, são reversíveis. 

Hoje, trataremos especificamente da recuperação de ativos financeiros no Poder Judiciário. Isso porque, é comum que existam valores a serem levantados pelas empresas e negligenciados com o passar do tempo. 

Com uma atuação pontual e bem coordenada do departamento jurídico, é possível restituir ao caixa da empresa valores que, em conjunto, são expressivos e capazes de mudar a realidade da companhia, pois o retorno financeiro sempre irá impactar todos os setores. 

O departamento jurídico como peça-chave na recuperação de ativos

Assim como na recuperação de ativos financeiros convencionais, a exemplo das dívidas de fornecedores e clientes, o papel do departamento jurídico junto aos procedimentos de identificação de valores a serem levantados em ações judiciais é primordial. 

O motivo para que o setor jurídico da empresa seja a peça-chave na recuperação de ativos oriundos de depósitos judiciais, por exemplo, é simples: cabe aos profissionais da advocacia o monitoramento dos valores e das informações correlatas por meio dos andamentos processuais. 

Como o departamento jurídico pode atuar estrategicamente na recuperação de ativos

Parece fácil dizer que o setor jurídico da empresa é o responsável pelo monitoramento contínuo das movimentações processuais e, consequentemente, da identificação de ativos a serem levantados, não é mesmo? Mas não é! 

Com o volume de processos judiciais em tramitação e a intensidade de trabalho comum aos departamentos jurídicos, é evidente que a dedicação dos advogados não é o bastante para assegurar a recuperação efetiva e adequada de valores esquecidos em ações judiciais. 

Entretanto, existem algumas estratégias de recuperação de ativos extremamente eficazes, e que paralelamente ainda colaboram para a melhoria na dinâmica de trabalho dos profissionais, com o aumento da produtividade e melhor gestão do tempo. Conheça as principais: 

  • Invista no small data, com a concentração e organização dos dados gerados dentro do próprio setor jurídico;
  • Aplique melhorias tecnológicas às atividades para garantir informações mais precisas e seguras sobre os processos judiciais; 
  • Considere investir em soluções digitais de inteligência jurídica para a recuperação de depósitos judiciais. 

Análise de dados jurídicos e jurimetria para otimizar a recuperação de ativos

Ato contínuo à ideia de implementação de soluções tecnológicas, a análise de dados por intermédio da Jurimetria merece um destaque especial. Caso você ainda não saiba o que é jurimetria, confira nosso material sobre o tema. 

Para além dos conceitos, o que você precisa saber no momento é que um software de jurimetria pode viabilizar a localização de valores a serem levantados em demandas judiciais. 

Isso porque, esse tipo de solução digital é integralmente estruturada em dados coletados nos sites dos tribunais brasileiros, ou seja, são informações completas e confiáveis, direto dos processos judiciais. 

A análise de dados, portanto, facilita a identificação de processos arquivados ou que por algum outro motivo permite o levantamento de valores anteriormente depositados para fins processuais. 

Desafios e oportunidades na recuperação de ativos

Embora a conduta estratégica de recuperação de valores esquecidos ou negligenciados em ações judiciais seja vantajosa em inúmeras circunstâncias, não há como negar que existem muitos desafios no caminho, além de excelentes oportunidades. 

Separamos as mais relevantes para que você considere todos os fatores e enriqueça o processo de tomada de decisão. Continue acompanhando. 

Principais desafios

Sem dúvida alguma, o maior desafio na identificação e recuperação de depósitos e outros ativos judiciais é a agilidade. O alto volume de dados e processos sob a tutela de seu setor jurídico é um obstáculo para a rapidez e precisão em reaver os valores pretendidos. 

A falta de padronização das informações em diferentes tribunais e comarcas do judiciário também são empecilhos para a localização de valores. No entanto, já existem modelos de inteligência artificial que, por meio do aprendizado de máquina, entende o contexto de cada peça processual analisada para extração das informações relevantes.

Existem ainda outros desafios que estão relacionados à atuação do profissional da advocacia. É fundamental estar atento(a) aos seguintes pontos: 

  • Complexidade da legislação e outras normas relacionadas à recuperação de valores em ações judiciais; 
  • Eventuais custas processuais;
  • Risco de prescrição; 
  • Interesse de terceiros.  

Identificação de oportunidades para maximizar a recuperação de ativos

Não poderíamos deixar de mencionar que existem oportunidades para aumentar a chance de êxito na maioria das ações em que a recuperação de valores é requerida, sobretudo quando utilizada a análise de dados e a Jurimetria na identificação desses dados. 

Cabe salientar também que a implementação de políticas internas para o monitoramento e rastreamento contínuo de ativos é o primeiro passo para que surjam as oportunidades de ganhos financeiros para o departamento jurídico e demais setores da empresa. 

Além disso, a prática fomenta a cultura de compliance da companhia, bem como o aperfeiçoamento das frentes de trabalho que atuam na prevenção de perdas financeiras. Por fim, o investimento em capacitação da equipe jurídica é mais uma consequência natural da análise de dados para fins financeiros. 

Conheça o ecossistema de soluções jurídicas ao seu alcance

A Data Lawyer é hoje a maior e mais completa empresa de Jurimetria do mercado. Nossa base de dados robusta, funcionalidades exclusivas e produtos inovadores são apenas exemplos iniciais que garantem a liderança e o pioneirismo da marca. 

Atualmente, estamos aperfeiçoando nossa plataforma e estabelecendo conexões importantes para oferecer um ecossistema com foco em resultados financeiros para atender empresas end-to-end.

Já são mais de 450 grandes empresas beneficiadas com o hub de soluções jurídicas das empresas Data Lawyer e Ativa GR. Solicite um teste grátis e inicie a sua jornada orientada a dados.  Nossos especialistas estão prontos para explicar em detalhes os ganhos que o ecossistema certamente garantirá ao seu departamento jurídico.

Assinar Newsletter

Inscreva-se e fique por dentro de conteúdos exclusivos.

Software de Jurimetria com Inteligência Artificial e resultados concretos

A solução de software de jurimetria mais funcional e otimizada para o seu departamento ou escritório.
Inicie agora mesmo seu teste grátis.

Fale com a gente!

Nossa equipe está de prontidão para esclarecer dúvidas e entender, minuciosamente, quais são as necessidades de seu escritório ou departamento jurídico, e como o Insights contribuirá com sua jornada de sucesso.