Se você é um(a) profissional com pelo menos 10 anos de experiência, sabe que o sucesso na advocacia já não depende necessariamente dos mesmos fatores e circunstâncias do passado.
A concorrência aumentou muito – a mais recente pesquisa da FGV, a pedido da OAB, revelou que há mais de 1,37 milhão de advogados inscritos atualmente -, somos um dos países com o maior número de advogados por habitante, mas isso não impede que os bons profissionais sigam se destacando no mercado, independentemente do perfil ou campo de atuação.
Contudo, há um consenso em toda a comunidade jurídica quanto ao sucesso na advocacia moderna: a necessidade de adequação tecnológica. Isto é, escritórios, departamentos jurídicos e profissionais autônomos que não priorizarem a tecnologia e a inovação enfrentarão grandes problemas nos próximos anos.
Para muitos especialistas, o tempo de mudança e adaptação já passou, e quem ainda não iniciou uma verdadeira transformação digital em seu ambiente de trabalho está em grande desvantagem.
Por isso, neste breve conteúdo, mostraremos quais os efeitos da tecnologia aplicada ao mundo jurídico, as principais novidades do segmento e quais as soluções que você precisa conhecer ou implementar imediatamente.
Continue a leitura e tenha acesso a todos os detalhes!
Compreendendo o impacto das novas tecnologias na advocacia
Nunca é demais lembrar que, em 2020, a pandemia foi a maior responsável pela transformação digital acelerada do campo jurídico, mas ainda assim, bem atrasada em comparação a outros setores.
Diversos segmentos já utilizavam os principais recursos tecnológicos no início do período mais crítico da COVID-19, e portanto a adaptação não foi assim tão complicada, ao contrário do campo jurídico.
Principalmente os pequenos e médios escritórios não possuíam sequer, por exemplo, os equipamentos apropriados para a participação em audiências via videoconferência ou ferramentas que permitissem o trabalho remoto com a mesma qualidade da atividade presencial.
Como se não fosse o bastante para transformar a mentalidade dos profissionais que ainda se preocupam com o sucesso na advocacia, e passada a fase da pandemia, toda a comunidade jurídica foi novamente surpreendida com avanços tecnológicos disruptivos, como:
- Automação;
- Blockchain;
- Jurimetria;
- Inteligência Artificial;
- Machine Learning;
- Deep Learning.
Ou seja, em meio a adaptação do setor com o investimento em equipamentos modernos, softwares jurídicos mais robustos e certificados digitais, advogados e gestores se depararam – e até hoje se deparam – com inovações que causam um grande impacto.
Na mesma medida, fóruns, congressos e seminários são cada vez mais recorrentes no mercado jurídico, sempre com viés tecnológico e forte fomento à inovação. O surgimento exponencial de lawtechs e legaltechs é mais uma evidência dos impactos da tecnologia no Direito e como os profissionais devem se adequar para ter sucesso na advocacia contemporânea.
Ferramentas tecnológicas essenciais para advogados modernos
Evidentemente que, em um único artigo, é impossível pormenorizar cada uma das tecnologias que contribuem e contribuirão com a evolução dos profissionais da advocacia. Entretanto, há espaço para falarmos das principais, consideradas indispensáveis e mais acessíveis para todos os perfis e padrões de escritórios e departamentos. Acompanhe.
Softwares de gestão de escritório
Os softwares jurídicos de gestão de clientes, casos e processos pode parecer algo básico para a maioria dos advogados, mas existe uma parcela menor de escritórios, por exemplo, que utilizam métodos ultrapassados e até físicos de gerenciamento e armazenamento de informações.
Há também os adeptos das planilhas que, embora importantes em diferentes contextos, não são capazes de atender de maneira eficiente todas as demandas para o pleno exercício da advocacia.
Hoje em dia, em um mesmo sistema de gestão, toda a equipe, jurídica ou não, pode compartilhar as informações processuais, de casos extrajudiciais e demais dados relevantes de cada um dos clientes.
Além da centralização e armazenamento de informações, essas ferramentas garantem o controle adequado dos prazos processuais, bem como o registro de publicações e intimações. Ferramentas mais modernas oferecem ainda recursos para análise de dados e extração de relatórios completos, tudo para contribuir com a produtividade na advocacia.
Plataformas de pesquisa jurídica avançada
Os profissionais que verdadeiramente buscam sucesso na advocacia precisam se atentar aos vícios de procedimento e considerar novos métodos para o seu dia a dia. Um exemplo prático? Pesquisa de jurisprudência.
É muito comum que esse tipo de busca seja realizada nos principais sites de internet, como o Google ou Bing. Na maioria das vezes, o resultado é satisfatório, a gente sabe, mas é possível fazer melhor.
A Data Lawyer, por exemplo, possui um recurso revolucionário dentro de sua solução em Jurimetria que permite a pesquisa textual inteligente, assim como é feita nos buscadores de internet. A diferença, contudo, é que a busca é feita em toda a base de dados da plataforma, com milhões de processos judiciais disponíveis em sua integralidade.
Tal procedimento já é muito comum aos clientes que utilizam a Jurimetria Trabalhista para identificar prontamente todas as informações relevantes e assim definir melhor as suas estratégias de defesa.
E qual a influência desse tipo de recurso na busca por sucesso na advocacia? Simples! Mais robustez na análise e confiabilidade durante o processo de tomada de decisão. Ao invés de somente pesquisar julgados, os profissionais podem identificar antecipadamente padrões e tendências do Poder Judiciário. E esse é o futuro da advocacia!
Soluções de automação para documentação legal
A automação aplicada ao contexto jurídico é uma das estratégias mais eficientes para promover a produtividade na advocacia. Contudo, ainda existem muitas dúvidas acerca do assunto, do ponto de vista prático.
Sendo assim, separamos alguns exemplos sobre esse tipo de solução que é fundamental para se obter sucesso na advocacia moderna. Veja:
- Criador de modelos de contratos e outros documentos que podem ser preenchidos automaticamente com informações específicas do cliente;
- Rastreadores automáticos de tempo para que advogados possam precificar melhor o trabalho;
- Gerador de relatórios automatizados com o objetivo de identificar áreas de eficiência e pontos de melhoria.
Vale acrescentar também que existem recursos de automação para escritórios e departamentos jurídicos que contribuem com a integração e centralização das informações, a exemplo dos softwares que unem gestão de processos e casos, soluções de departamento pessoal e até mesmo para contabilidade e gestão financeira.
Inteligência Artificial e Machine Learning na advocacia
Estamos presenciando a ascensão da inteligência artificial em todos os segmentos da sociedade, e com frequência aparecem novas formas de aplicar esse tipo de recurso às atividades jurídicas cotidianas.
Profissionais que buscam a excelência e o sucesso na advocacia contemporânea já utilizam o ChatGPT e outros exemplos de inteligência artificial generativa para produzir rascunhos de peças processuais, contratos, pareceres e relatórios, sobretudo naqueles momentos em que faltam elementos para se inspirar.
Mas se engana quem pensa que essa é a única forma de se utilizar as IAs nas atividades jurídicas. A Jurimetria é a melhor demonstração de como essa tecnologia e o aprendizado da máquina operam no ramo.
Utilizando a machine learning, é possível coletar e estruturar todos os dados processuais, para além das informações de capa, e treinar cada vez mais o modelo para aprimorar as buscas. A inteligência artificial, por sua vez, permite, dentre outras coisas, a utilização de modelos preditivos que, com base em ações judiciais similares, definem os riscos atrelados aos seus processos de atuação.
Estratégias para integrar novas tecnologias na prática jurídica
Para encerrar, confira algumas dicas extras para ter sucesso na advocacia e integrar corretamente todas as tecnologias citadas ou outras que estão por vir.
- Avalie as necessidades de seu departamento jurídico ou escritório de advocacia;
- Escolha ferramentas que entreguem valor;
- Treine e capacite a sua equipe de advogados, estagiários e demais profissionais;
- Privilegie a implementação gradual das inovações;
- Garanta o monitoramento contínuo e seus resultados;
- Segurança da informação sempre em primeiro lugar;
- Realize parcerias estratégicas com eventos, profissionais e empresas que fomentem a inovação.
Quer saber mais sobre a Data Lawyer e alcançar o tão sonhado sucesso na advocacia?
Nosso software de jurimetria oferece modelos preditivos, inteligência artificial como assistente e o inovador recurso de busca textual inteligente, e está disponível em planos específicos para atender com precisão cada uma das demandas de departamentos jurídicos e escritórios de advocacia.
Você pode solicitar um teste grátis agora mesmo ou contatar um de nossos especialistas em análise de dados para obter detalhes adicionais.