Software de Jurimetria Data Lawyer

Tecnologia na advocacia: 5 dicas para melhor utilizá-la em seu escritório

Tecnologia na advocacia: 5 dicas para melhor utilizá-la em seu escritório

Sumário

Quase que diariamente, todos nós somos impactados com as novidades tecnológicas no mundo jurídico. Nos últimos anos, aliás, as mudanças foram significativas, a ponto de surpreender negativamente alguns profissionais pouco familiarizados com a tecnologia.

Por consequência, os assuntos que unem informática, tecnologia e Direito são cada vez mais recorrentes. Ignorá-los, portanto, é dar um passo gigantesco para trás, no momento em que qualquer carreira jurídica exige uma postura antagônica.

Foi pensando nisso que produzimos mais esse conteúdo enriquecedor, com o objetivo de alertar os profissionais sobre a urgência de modernização, além de fornecer melhores condições técnicas e conceituais para os profissionais que já acompanham de perto os temas que envolvem a tecnologia voltada para advogados.

E aí, vamos nessa? Continue a leitura. Hoje pode ser o dia da grande virada em sua jornada profissional.

A importância da tecnologia na advocacia

Durante a recente pandemia, a tecnologia para escritórios de advocacia se provou essencial e indispensável. Suas implementações garantiram o devido funcionamento do setor, a começar pelas mudanças e determinações definidas pelo Poder Judiciário.

Os escritórios e profissionais, por sua vez, enfrentaram maiores dificuldades no desenvolvimento de atividades laborais rotineiras, isso porque era muito comum que a tecnologia só os acompanhassem em tarefas pontuais, como o peticionamento, o envio de e-mails e, no máximo, durante a utilização de softwares de gestão de processos.

As limitações, no entanto, foram superadas. O contato dos advogados e advogadas com os recursos tecnológicos aumentou e, atualmente, a adesão é cada vez maior. A experiência vivida recentemente fez com que os profissionais se interessassem pelo tema com mais frequência também. Um grande avanço.

Dessa forma, a importância da tecnologia na advocacia, hoje em dia, é enorme. Nenhum profissional abriria mão dos recursos digitais e tecnológicos para retornar aos métodos obsoletos e antiquados que há pouco tempo eram comuns.

Além disso, as facilidades, o aumento da produtividade e a redução de custos que a tecnologia proporciona são elementos fundamentais para que qualquer profissional do Direito se torne o maior defensor e entusiasta das inovações e, por que não, um estudioso, não é mesmo?

O que é advocacia 5.0 e qual o seu impacto?

Provavelmente, você já sabe o que é advocacia 5.0 mesmo sem nunca ter ouvido falar sobre o tema. Se leu algo relacionado ao assunto, também sabe que é um conceito adaptado ao mundo jurídico, em referência ao termo “sociedade 5.0”.

Em ordem cronológica, as grandes revoluções da sociedade são divididas em blocos que definem as mudanças radicais nos modos como as interações sociais e econômicas se desenvolvem.

Resumidamente, a Sociedade 1.0 compreende o período em que o ser humano passa a cultivar animais e vegetais para a sua sobrevivência. O ciclo seguinte trata da agricultura para a formação de novos territórios e sociedades.

O terceiro bloco, ou Sociedade 3.0, define a fase da Revolução Industrial. O quarto período marca a era da informação, automação e do início da internet. Já o quinto bloco considera o surgimento e o desenvolvimento de tecnologias que elevem a qualidade de vida e bem-estar social do ser humano, além de dirimir desigualdades.

Nesse sentido, ao adaptarmos o conceito ao meio jurídico, é mais fácil compreender o que é advocacia 5.0, embora o seu impacto ainda não seja totalmente previsível, isso porque muitas das inovações estão em desenvolvimento.

Em outras palavras, definir o que é advocacia 5.0 exige, necessariamente, o reconhecimento de tecnologias que garantam o aperfeiçoamento do trabalho humano, ao impedirem que os advogados executem tarefas repetitivas, demasiadamente burocráticas e exaustivas.

Assim, ao implementar soluções tecnológicas que exploram as atividades mecânicas e totalmente operacionais, os profissionais da advocacia são agraciados com um ambiente propenso ao desenvolvimento de tarefas em que a inteligência humana é determinante para o êxito ou fracasso.

Levando em conta tudo o que foi dito até o momento sobre o que é advocacia 5.0, é hora de listarmos alguns dos seus prováveis impactos para o futuro da profissão. Acompanhe:

  • Inibição do trabalho sob pressão, uma vez que a gestão do tempo e do trabalho é positivamente impactada;
  • Aumento da capacidade na tomada de decisões assertivas;
  • Eficiência no gerenciamento de informações e documentos;
  • Maiores oportunidades de negócio e exploração de mercados em ascensão;
  • Desenvolvimento de novas competências e habilidades.

Agora que você já conhece os principais e possíveis impactos da advocacia 5.0, que tal tratarmos do motivo que o fez chegar até aqui? Vamos conhecer as 5 dicas de tecnologia para escritórios de advocacia!

Modernização jurídica
com resultados concretos

Apresentamos a mais completa e inovadora ferramenta de Big Data e Jurimetria do mercado.

1 – Invista em softwares jurídicos

É impossível discutir os assuntos relacionados à advocacia e tecnologia sem tratar dos softwares jurídicos. À medida em que o universo jurídico se modernizada, especialmente o Poder Judiciário em todas as suas esferas, os softwares jurídicos ganham espaço nos escritórios de advocacia e departamentos jurídicos mais atentos às mudanças.

A digitalização das ações judiciais antigas e a exigência de peticionamento eletrônico em novos processos também contribuíram para o aumento e uso dos softwares jurídicos, pois todas as informações geradas careciam de ferramentas seguras para o armazenamento e controle.

Entretanto, por mais absurdo que pareça, existem inúmeros escritórios que ainda não dão a devida importância para esse tipo de ferramenta jurídica, seja pelo valor razoável de investimento ou por acreditarem que os métodos tradicionais de controle são mais confiáveis.

Além disso, a falta de capacitação dos profissionais também é um obstáculo. Equivocadamente, se minimiza a relevância da união entre advocacia e tecnologia. Por consequência, esses mesmos profissionais optam por não se especializarem.

A verdade, no entanto, é que as plataformas e softwares jurídicos são fundamentais para o controle de prazos, gerenciamento de tarefas, armazenamento de dados e documentos, divisão do trabalho e o compartilhamento de informações com o restante da equipe – só para citar alguns dos numerosos benefícios.

2 – Invista na computação em nuvem

A computação em nuvem é uma solução aliada aos softwares jurídicos, além de ser indispensável para os escritórios que atuam com grandes volumes de processos judiciais. Isso porque, o objetivo é garantir uma expressiva capacidade de armazenamento.

Tecnologia na advocacia: Invista na computação em nuvem

Vale acrescentar que o armazenamento em nuvem é mais seguro. O risco de perda ou corrompimento dos arquivos e documentos é substancialmente menor, e privilegia o acesso a todos os profissionais que tiverem permissão.

Outro ponto importante é que a computação em nuvem está em constante aprimoramento. Isso significa, por exemplo, que o investimento financeiro traz retornos frequentes, pois o seu escritório terá acesso às inovações e melhorias no momento em que são disponibilizadas.

3 – Digitalize documentos e processos

Seria inútil tratar dos assuntos que envolvem advocacia e tecnologia, com ênfase em softwares de gestão e armazenamento em nuvem, sem mencionar a relevância da digitalização de processos e documentos.

Muito embora o sistema de justiça brasileiro já esteja quase 100% digitalizado, não podemos ignorar que os advogados ainda manuseiam grandes quantidades de documentos físicos, a exemplo dos processos judiciais muito antigos ou da inevitável falta de organização dos clientes que apenas amontoam papéis sem critério algum.

Contudo, em todos os casos, cabe aos escritórios o devido investimento em frentes de trabalho que assegurem a integral digitalização dos documentos e processos. Além disso, é possível exigir que os clientes forneçam apenas documentos digitalizados.

4 – Considere o uso da inteligência artificial

Atualmente, a tecnologia para escritórios de advocacia está intimamente relacionada aos debates sobre inteligência artificial, em razão dos reiterados debates sobre o conceito da Advocacia 5.0, já explorada anteriormente.

Caso você queira conhecer todos os detalhes sobre a inteligência artificial voltada ao setor jurídico, nós temos um artigo exclusivo que irá contribuir muito com a sua compreensão inicial sobre o tema, principalmente quanto aos benefícios.

Aqui, daremos atenção especial às características práticas da inovação, popularmente conhecida por sua abreviação (IA – em português). São inúmeras as formas de aplicação da inteligência artificial no meio jurídico, mas sua capacidade auxiliar de produção de textos e pesquisa se destaca. Algumas ferramentas de IA permitem, por exemplo:

  • Produção de modelos de petição, contratos e relatórios;
  • Elaboração de resumos de textos;
  • Criação textual de roteiros de gestão;
  • Pesquisa jurisprudencial.

Cabe salientar que a inteligência artificial, apesar de promissora, possui variadas limitações e está propensa a erros, de modo que a dupla checagem das informações geradas pela tecnologia é fundamental.

O ChatGPT talvez seja o modelo de inteligência artificial gratuito mais acessível para os profissionais da advocacia. Assim é possível conhecer um pouco melhor o funcionamento da tecnologia e visualizar seu potencial. Explore, mas só depois de concluir o artigo, ok?

5 – Invista em profissionais especializados

Com tantas inovações acessíveis, desenvolvidas especialmente para atender as demandas e fragilidades do setor jurídico, é difícil imaginar a implementação dos novos recursos sem o devido investimento humano, não é mesmo?

Afinal, como vimos ao decorrer do conteúdo, a tecnologia não é a responsável pela redução dos postos de trabalho ou extinção da profissão de advogado, mas tão somente uma peça auxiliar nesse grande mecanismo em que o papel do ser humano ainda é fundamental e decisivo.

No entanto, não há outra maneira de garantir o pleno funcionamento da tecnologia na advocacia –  e seus respectivos resultados positivos –  sem o financiamento e a capacitação profissional.

É preciso, sim, investir nos profissionais de seu escritório para que todos consigam explorar as ferramentas e inovações da melhor forma possível, e com isso obter efeitos concretos e benéficos para o seu negócio e, consequentemente, aos seus clientes.

A dica é formar equipes especializadas em funções específicas. Do analista de dados ao profissional com expertise em advocacia estratégica, sempre com foco em tecnologia, alta performance e previsibilidade.

A junção da advocacia e tecnologia como você nunca viu!

A disrupção digital promovida pelo setor jurídico está apenas começando. No momento em que compartilhamos essas valiosas dicas, muitos escritórios de sucesso já conhecem, na prática, os benefícios do uso da tecnologia em suas rotinas de trabalho.

As mudanças são grandiosas e inevitáveis, com potencial de expansão para todas as áreas do conhecimento e atividade jurídica. Cabe a você a decisão de estar preparado ou não.

Acesse agora mesmo o Portal do Conhecimento da Data Lawyer e descubra como o futuro da profissão está a apenas alguns cliques de distância.

Assinar Newsletter

Inscreva-se e fique por dentro de conteúdos exclusivos.

Software de Jurimetria com Inteligência Artificial e resultados concretos

A solução de software de jurimetria mais funcional e otimizada para o seu departamento ou escritório.
Inicie agora mesmo seu teste grátis.

Fale com a gente!

Nossa equipe está de prontidão para esclarecer dúvidas e entender, minuciosamente, quais são as necessidades de seu escritório ou departamento jurídico, e como o Insights contribuirá com sua jornada de sucesso.