É possível que nem todos os profissionais saibam, mas a automação jurídica é o recurso tecnológico que mais se consolida no segmento. Grandes escritórios de advocacia e departamentos jurídicos não apenas utilizam a tecnologia há algum tempo como também já usufruem de seus resultados positivos.
A automação jurídica emerge como uma ferramenta indispensável para o exercício da advocacia moderna. A variedade de modelos disponíveis no mercado da inovação jurídica permite que todos tenham acesso aos seus benefícios em alguma medida, dos profissionais autônomos às grandes corporações.
Continue a leitura e saiba como a automação é capaz de eliminar diversas tarefas secundárias de seu dia a dia de trabalho para focar no que realmente importa: o seu sucesso profissional e ganhos para seus clientes.
O que é Automação Jurídica?
Toda e qualquer tecnologia que tenha como função a realização de tarefas e processos de maneira automatizada no contexto do Direito pode ser considerada uma automação jurídica. É a utilização de softwares, sistemas ou máquinas para a execução de atividades que não necessitam da interferência humana, com níveis de precisão e excelência difíceis de serem atingidos senão por um recurso treinado e automatizado.
A automação aplicada ao mundo jurídico viabiliza uma rotina mais produtiva para advogados e gestores, pois elimina de suas atividades todas as tarefas consideradas repetitivas.
Quais são as tecnologias envolvidas?
São muitas as tecnologias que contribuem para o pleno funcionamento da automação em escritórios e departamentos jurídicos. A maioria das funcionalidades atua com um grande volume de processamento de dados para garantir a execução adequada das automações. Veja alguns exemplos:
- Inteligência artificial:
- Machine Learning;
- Deep Learning;
- Softwares e ferramentas de gestão;
- Plataformas online plug-and-play de jurimetria;
Cabe salientar, no entanto, que a aplicação isolada de algumas dessas tecnologias não é suficiente para alcançar padrões eficientes de automação, uma vez que tais recursos se complementam para a eliminação de erros.
Caso queira saber um pouco mais sobre inteligência artificial no Direito, nós já temos um conteúdo que trata exclusivamente do tema. Acesse e leia quando quiser.
Vantagens da Automação Jurídica para Advogados
Você sabia que, há dois anos, o valor do investimento em tecnologia em departamentos jurídicos entrevistados já atingia 10% de todo o faturamento? Boa parte desse investimento, inclusive, em tecnologias que visam a otimização de processos de trabalho e, quando possível, a automatização das atividades.
Somente essa informação já é capaz de validar que existem benefícios significativos para os profissionais da advocacia, mas isso não significa que pontuar as mais relevantes vantagens da automação jurídica seja dispensável.
Aumento da Eficiência e Produtividade
O aumento da eficiência e produtividade é o benefício mais evidente e conhecido da aplicação de recursos de automação no contexto jurídico. Isso porque, como já destacamos, liberam-se os advogados, gestores e estagiários de atividades repetitivas e consideradas secundárias, facilmente substituídas por máquinas, softwares ou plataformas.
Dessa forma, os profissionais podem se dedicar exclusivamente às tarefas de alta complexidade, em que a tomada de decisão e a intelectualidade sejam fundamentais. É mais tempo para produzir teses e defesas processuais, por exemplo, com aumento substancial na qualidade dos serviços prestados.
A produtividade na advocacia também é um tema recorrente em nossos canais de conteúdo. Leia e entenda como performar em alto nível utilizando a jurimetria trabalhista, federal e cível.
Redução de Erros e Aumento da Precisão
No geral, a atuação dos profissionais da advocacia é muito eficiente. Sua expertise e capacidade em lidar com as situações mais adversas deve ser sempre reconhecida. Todavia, a tecnologia surge como um facilitador, um assistente digital para tarefas cuja prioridade é baixa.
Por mais que o conhecimento técnico-jurídico do advogado seja fundamental, a análise de minutas, contratos e outros documentos extensos precisa ser feita manualmente? Por que não ter à disposição um modelo automatizado que não apenas analisa, mas também revisa o documento com base nas diretrizes definidas?
Isto é, ao treinar um modelo automatizado para revisar e analisar documentos, os profissionais da advocacia são beneficiados com uma drástica redução de erros e maior precisão nas análises, quantas vezes forem necessárias.
Melhoria na Gestão de Documentos
A automação jurídica implementada nos processos de gestão de documentos é vital para o bom funcionamento de escritórios e departamentos em suas atividades mais básicas, como na organização, localização e recuperação.
Não podemos deixar de lembrar também que todos os mecanismos de automação são passíveis de aprimoramento, especialmente os recursos online, com atualizações pontuais e contínuas para corrigir possíveis falhas ou atender de maneira mais específica as demandas de seu time jurídico.
Em muitos casos, aliás, essas atualizações fazem parte do escopo de trabalho das empresas de tecnologia e inovação, ou seja, sem nenhum custo adicional para os contratantes.
Aplicações Práticas da Automação no Direito
Tão importante quanto entender os benefícios da automação jurídica é conhecer outras das suas aplicações mais comuns no dia a dia de escritórios e departamentos que têm a inovação como pilar central de suas atividades e norteadores para investimentos.
Automação em Pesquisas Jurídicas
A automação em pesquisas é uma das funcionalidades mais conhecidas no setor jurídico, talvez por ser uma das primeiras a ser utilizada pelos profissionais, mesmo naqueles escritórios considerados mais tradicionais.
Esse tipo de automação jurídica é responsável por realizar as pesquisas diárias de publicações e intimações em todos os Diários de Justiça, sem nenhum tipo de interferência humana, bastando apenas o cadastramento prévio do nome e número de registro do advogado ou escritório.
Geração Automática de Documentos
Ao contrário da pesquisa jurídica, a geração de documentos automatizada é uma inovação recente e ainda pouco difundida no campo jurídico. Com o avanço recente da inteligência artificial, por exemplo, esse tipo de recurso ganhou destaque e atraiu a atenção de muitos investidores e especialistas em inovação jurídica.
Agora, contratos, petições e outros modelos de documentos são rapidamente gerados, seja por meio de modelos predefinidos ou utilizando uma base de dados externa, muito comum entre as IAs generativas.
Gerenciamento de Prazos e Alertas
A automação jurídica é muito influente também na gestão de prazos que, sem dúvida alguma, é uma das maiores preocupações dos profissionais da advocacia, especialmente em grandes escritórios e departamentos, no qual o volume de processos é sempre alto.
Hoje em dia existem mecanismos, softwares e ferramentas que são capazes de interligar todas as etapas mencionadas para que os advogados se dediquem exclusivamente às tarefas técnicas, sem prejuízo à produtividade.
Como Começar a Aplicar em Escritórios de Advocacia e Departamentos Jurídicos?
Como mostramos durante todo o conteúdo, são vários os exemplos e modos de utilização da automação jurídica, e muitas delas estão concentradas em soluções abrangentes.
A Data Lawyer desenvolveu um software de jurimetria que alia análise de dados, inteligência artificial, modelos preditivos, recursos de busca textual inteligente e outros recursos que elevam significativamente atuação dos profissionais da advocacia, além de garantir reduções de custos, melhor provisionamento e mitigação de riscos.
Conheça a ferramenta em detalhes solicitando agora mesmo o seu teste grátis.